Aguarde, carregando...

Terça-feira, 08 de Setembro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Giro de Notícias

Sistema Faemg Senar oferece cursos inéditos de manutenção e pulverização por drones agrícolas em Juiz de Fora

Capacitações gratuitas atendem produtores rurais da Zona da Mata, Campo das Vertentes e Mantiqueira em Minas Gerais com foco em regulamentação do MAPA e novos mercados

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Sistema Faemg Senar oferece cursos inéditos de manutenção e pulverização por drones agrícolas em Juiz de Fora
Divulgação/SENAR-MG
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

​Pela primeira vez na regional de Juiz de Fora, a regional do Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais (SPR), promove os cursos de Manutenção de Drone e de Aplicador Aeroagrícola Remoto (CAAR). As formações visam qualificar produtores, trabalhadores rurais e estudantes de Ciências Agrárias da região para o uso legal e eficiente da tecnologia no campo.

​As aulas do módulo de manutenção ocorreram de 02 a 05 de setembro, enquanto o treinamento do CAAR está programado para o período de 08 a 12 de setembro na sede do Sindicato Rural.

Manutenção preventiva e certificação obrigatória do MAPA

Publicidade

Leia Também:

​Ministradas pelo engenheiro agrônomo e instrutor Lucas Costa, as capacitações complementam a trilha do conhecimento em tecnologia de precisão, que abrange desde operações básicas até mapeamento automatizado e pulverização:

​• Manutenção prática: prepara o produtor para realizar reparos e trocas de peças básicas no campo — como motores, hélices e mangueiras —, evitando interrupções na aplicação

Exigência do CAAR: o certificado é obrigatório pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para a manipulação de calda, troca de baterias, reabastecimento e auxílio no manejo de defensivos ou biológicos

Sanções contratuais: empresas ou prestadores de serviço que atuem na pulverização sem profissional certificado pelo CAAR ficam sujeitos a multas e apreensão de equipamentos

Formato das aulas: a formação do CAAR possui carga horária de 32 horas e exige aprovação em exame escrito regulamentar do MAPA

​Para ingressar nos novos módulos, os candidatos devem ter idade entre 18 e 60 anos e comprovar a conclusão prévia dos cursos de Operações Básicas de Drone e Pulverização com Drone, oferecidos gratuitamente pela instituição.

Oportunidade de mercado e inovação no campo

​A oferta dos cursos supre uma demanda reprimida na Zona da Mata, Campo das Vertentes e Serra da Mantiqueira, atraindo participantes de diversos municípios mineiros:

​• Descoberto: produtores buscam legalizar a prestação de serviços de pulverização para terceiros nos períodos de ociosidade do equipamento próprio

Pedro Teixeira: agricultores visam suprir a escassez de mão de obra local criando empresas especializadas em pulverização remota

Aiuruoca: cafeicultores e viticultores investem na tecnologia para viabilizar o manejo em áreas de topografia acidentada e agricultura de montanha, onde o tráfego de tratores é inviável

Inscrições para próximas turmas

​O Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora prevê a abertura de novas turmas para os módulos de Manutenção de Drones Agrícolas e CAAR no mês de novembro.

​Interessados podem obter informações adicionais ou realizar pré-inscrição pelo telefone (32) 3215-1006 ou via WhatsApp no número (32) 99800-7379.

FONTE/CRÉDITOS: SENAR-MG

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Redação RCWTV

Publicado por:

Redação RCWTV

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )