O Governo de Minas entregou, nesta quinta-feira (24/7), 106 títulos de propriedade rural para agricultores familiares de Chapada Gaúcha, no Norte do estado. A iniciativa marca um novo passo na segurança jurídica e no fortalecimento da agricultura familiar em Minas Gerais.
Durante a 7ª edição da feira agropecuária AgroChapada, o vice-governador Mateus Simões participou da cerimônia de entrega dos títulos e de 200 kits de irrigação para pequenos produtores de Chapada Gaúcha, Santa Fé de Minas, Arinos, Buritis, Riachinho e Formoso, por meio do programa Irriga Minas.
“O pequeno e o médio produtor cuidam da terra como cuidam da própria casa. Eles garantem comida na mesa dos brasileiros e merecem nosso apoio”, declarou Simões.
Publicidade Publicidade
As ações fazem parte de uma política contínua da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Desde 2019, o estado já entregou mais de 10 mil títulos rurais, beneficiando 4,1 mil famílias somente no Norte de Minas, que agora podem investir com mais segurança em suas propriedades.
Tecnologia que transforma a produção
Os kits de irrigação por gotejamento são compostos por caixa d’água de mil litros, tubos, filtros e conectores. A montagem e o uso contam com orientação da Emater-MG, que também participa da seleção dos produtores, logística e entrega.
Essa tecnologia permite o cultivo de hortaliças e frutas ao longo de todo o ano, garantindo não só segurança alimentar, mas também geração de renda, com a venda da produção em feiras locais e programas institucionais como o PAA e o Pnae.
Com investimentos de R$ 22,2 milhões previstos para 2025 e 2026, o governo estadual pretende entregar cerca de 14 mil kits, somando 20 mil equipamentos até 2026. Os recursos totais ultrapassam R$ 27 milhões.
Um sonho realizado com a regularização
O casal Adroaldo Antônio de Souza e Ivânia Salete Cignor de Souza sabe bem o valor da regularização. Moradores de Chapada Gaúcha desde 1983, eles vivem da produção de peixes, morangos, maracujás, queijos, doces e carne suína. Após anos de espera, agora possuem o documento definitivo da propriedade.
“É uma vantagem imensa. Agora podemos buscar financiamento e tirar nossos projetos do papel”, comemorou Adroaldo.
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!