Na manhã de segunda-feira, 25 de novembro, um grupo de crianças da Escola Municipal Dante Jaime Brochado, no bairro Santo Antônio, em Juiz de Fora, vivenciou um marco importante para o seu aprendizado. A entrega de óculos para alunos que enfrentavam dificuldades de visão foi um dos momentos mais aguardados do Projeto Ver e Viver ArcelorMittal/Miguilim. A iniciativa, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), tem como objetivo realizar testes de acuidade visual em estudantes da Rede Municipal de Ensino, garantindo a correção de problemas de visão que podem impactar diretamente no rendimento escolar.
Visão renovada para o aprendizado
A ação começou com testes de acuidade visual realizados nas crianças. Aqueles que apresentaram dificuldades de enxergar foram encaminhados a clínicas especializadas, onde passaram por exames mais detalhados. Para aqueles diagnosticados com algum problema de visão, óculos foram confeccionados de acordo com a necessidade. A entrega dos óculos na escola gerou grande entusiasmo entre as crianças e seus pais, que se emocionaram ao ver os filhos conseguindo enxergar com mais clareza.
Esse foi o caso de Arthur Ramel Cabral, de 8 anos, que não sabia que precisava de óculos até ser alertado pela professora. “Eu não percebi que ele não conseguia enxergar direito. A professora me disse que, mesmo sentando na frente, ele tinha dificuldades para ler o quadro”, contou a mãe de Arthur, Jane Cabral. Após receber seus óculos, Arthur se mostrou animado ao conseguir ler com facilidade as letras de um cartaz na parede da sala de aula.
Dores de cabeça e dificuldades de leitura: a realidade de muitos
Outra história comovente foi a de Eloah Letícia Batista Faria, de 9 anos. A menina sofria com frequentes dores de cabeça, problema que desapareceu após o uso dos óculos. “Agora eu não vou ter mais dores de cabeça e vou conseguir ler melhor”, comemorou a pequena. O apoio do Projeto Ver e Viver ArcelorMittal/Miguilim trouxe não só alívio para as crianças, mas também um novo olhar sobre as possibilidades de aprendizagem, sem os obstáculos que problemas de visão podem gerar.
A expansão do projeto e a inclusão de mais crianças
Em 2023, o projeto beneficiou 257 alunos da Rede Municipal de Ensino, com a entrega de óculos. Neste ano, o número de crianças atendidas subiu para 320. A expectativa para 2025 é ainda mais promissora, com o projeto prevendo a ampliação para atender crianças a partir de 6 anos. Essa iniciativa reafirma o compromisso da ArcelorMittal e da Prefeitura de Juiz de Fora com a educação e o bem-estar das crianças da cidade, permitindo que elas vejam o mundo com mais clareza e, consequentemente, tenham mais oportunidades para aprender e se desenvolver.
Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.