Até o dia 12 de janeiro, estão abertas as inscrições para o Projeto Tenório, que oferece bolsas de estudo a bacharéis em Direito negros interessados em ingressar na carreira de promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O projeto disponibiliza 15 vagas para um curso preparatório na Fundação Escola Superior de Minas Gerais (FESMPMG), sendo cinco vagas presenciais e dez telepresenciais. Além do curso, os selecionados terão direito a auxílio financeiro e acompanhamento psicológico ao longo do período letivo.
O Projeto Tenório é uma iniciativa que visa a promoção da justiça racial dentro do MPMG, buscando reduzir as desigualdades no ingresso de negros na carreira de promotor. Para participar, os candidatos devem ter pelo menos dois anos de experiência na área jurídica e serão avaliados com base em critérios como diversidade de gênero, vulnerabilidade socioeconômica, moradia em comunidades quilombolas, entre outros.
Idealizado pelo Observatório de Comunicação (Lei.A), com apoio do MPMG e parceria com a Educafro Minas e FESMPMG, o projeto é uma homenagem a Jorge Gonçalves Tenório, um dos poucos promotores negros da história do MPMG, que faleceu em um acidente de carro em 1997. O nome do projeto reforça o compromisso com a inclusão racial e a busca pela equidade no acesso às carreiras jurídicas.
A iniciativa é uma das ações do Programa Antirracista Sobre Tons, da Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (CCRAD), e foi viabilizada por meio de medidas compensatórias, por meio da Plataforma Semente.
Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.