Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 08 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Política

Projeto de lei quer proibir publicidade em planos de streaming sem anúncios

A proposta classifica como prática abusiva a inclusão de comerciais em assinaturas premium que foram contratadas sem interrupções.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Projeto de lei quer proibir publicidade em planos de streaming sem anúncios
Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O streaming é o alvo de um novo Projeto de Lei, o 2649/26, que busca impedir a inserção de anúncios comerciais em serviços contratados na modalidade sem publicidade. A medida visa proteger usuários de planos classificados como premium ou integrais.

De acordo com o texto, incluir propagandas em serviços que foram vendidos como livres de interrupções passará a ser enquadrado como prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor.

O projeto permite apenas exceções para avisos operacionais, mensagens de segurança ou a divulgação de conteúdos produzidos pela própria plataforma. Além disso, a proposta veda a alteração unilateral das condições contratuais ou a redução da qualidade do serviço para induzir o usuário a migrar de plano.

Publicidade

Leia Também:

Transparência para o consumidor

As empresas precisarão informar claramente, antes da assinatura, se o plano inclui anúncios. Também será obrigatório divulgar uma estimativa da média de interrupções por hora de exibição.

O descumprimento dessas diretrizes resultará em penalidades, como multas administrativas, a devolução proporcional dos valores pagos e a possibilidade de cancelamento da assinatura sem custos adicionais para o cliente.

O autor da proposta, deputado Duda Ramos (Pode-RR), defende que a iniciativa combate a dupla monetização e garante que o consumidor tenha liberdade de escolha sobre o serviço que está pagando.

A proposta segue agora para análise em caráter conclusivo nas comissões de Comunicação, Defesa do Consumidor, e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para entrar em vigor, o texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR