Com a proposta de oferecer uma experiência artístico-cultural multidisciplinar, o projeto “Empodere-se” está com inscrições abertas para três oficinas gratuitas: visagismo, voz e corpo. Ao todo, são oferecidas 20 vagas, destinadas ao público transgênero, travesti, não binário, queers, agênero ou artistas cis que performam drag queen ou king. A participação é gratuita e os candidatos precisam ter idade mínima de 18 anos. O prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 20 de fevereiro. Os interessados podem utilizar o e-mail [email protected], o WhatsApp (32) 99953-5611 ou o Instagram @empoderesejf.
O projeto foi contemplado no Edital "Fernanda Muller de Cultura Trans", lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A expectativa é de que as oficinas ofereçam experimentações e vivências lúdicas, em 30 horas de aula, cujo cronograma está sendo definido. Os conteúdos serão ministrados por Marilia Neves (visagismo - maquiagem, cabelo e design de rosto), Tânia Bicalho (preparação vocal - incluindo lip sync) e Marcela Sena (preparação corporal - performance e dança contemporânea). As aulas ainda terão participação de convidados especiais, como o bailarino Rômulo Morada.
De acordo com Marcela Sena, as oficinas serão presenciais em espaços a serem oportunamente divulgados. “Nossa expectativa é atrair artistas, cantores, dubladores, performers, bailarinos, maquiadores e cabeleireiros, entre outros profissionais interessados em adquirir mais conhecimento e experiência. Ao final do processo, os participantes farão uma apresentação pública para colocar em prática os aprendizados.”