Aguarde, carregando...

Terça-feira, 18 de Agosto 2026
Juiz de Fora

Programa Jovem Aprendiz conhece a Guarda Municipal

Os jovens aprendizes foram apresentados a esse modo de realizar a segurança com o objetivo de prevenir a violência e manter a paz no espaço público.

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Programa Jovem Aprendiz conhece a Guarda Municipal
PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Integrantes do Programa Jovem Aprendiz visitaram a sede da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), no bairro Costa Carvalho; e a Guarda Municipal, no São Bernardo, na manhã desta terça-feira, 9. Eles participaram de palestra em que a instituição foi apresentada em detalhes, desde sua criação, em 2008, o curso de formação, o envolvimento de seus membros no processo de consolidação de direitos, a função constitucional, o perfil cidadão, o papel preventivo e as atividades desenvolvidas pelo órgão. Depois eles seguiram para as dependências da Guarda Municipal, onde conheceram como é feita a gestão e o funcionamento dos setores administrativo da GM. 

Dada à origem recente, a Guarda Municipal surge sob a nova lógica de segurança pública, baseada no modelo de segurança cidadã, com foco no trabalho preventivo e no estabelecimento de relacionamento comunitário, para a promoção de ambientes mais seguros a partir do compartilhamento de responsabilidades. 

Os jovens aprendizes foram apresentados a esse modo de realizar a segurança com o objetivo de prevenir a violência e manter a paz no espaço público. A missão institucional da corporação afirma que a Guarda se integra à sociedade e aos demais órgãos de segurança para a proteção e o bem-estar da população. 

Publicidade

Leia Também:

No sentido de contribuir para construção de uma cultura de paz, a Guarda e a Sesuc, estão trabalhando projetos junto à rede escolar e ao sistema prisional. Com o primeiro grupo, o projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz”, teve início em março e está possibilitando a valorização do espaço da escola como um local de crescimento e de formação de pessoas. Trabalhos feitos pelas crianças atendidas chegaram a ser expostos ao público no Espaço Cidade durante o mês de julho, confirmando o sucesso e o protagonismo de alunos da rede municipal. 

Já na segunda vertente, o projeto “Integra” propõe abrir caminhos para quem, em breve, irá retornar à vida em sociedade, por meio de experiências de cidadania, contato com serviços públicos e equipamentos culturais, orientação para o acesso a direitos, estabelecendo de relação com o ambiente urbano e seus espaços, valorização de suas habilidades e capacitação profissional. O objetivo é colaborar para o processo de ressocialização de pessoas, temporariamente, privadas de liberdade. 

A perspectiva de uma Guarda que seja cidadã em cada ato foi pontuada com registros de atuação solidária, em que o agente fora flagrado no exercício da sua atividade, enaltecendo o sentido do lema “servir e proteger”. Momentos como a ajuda a uma pessoa em cadeira de rodas, socorro a pessoa em via pública, participação em campanha de doação de sangue, arrecadação de alimentos e roupas, contato com a população em atividades educativas e a retribuição espontânea de crianças que expressam seu carinho em abraços calorosos à equipe surpreenderam os rapazes e moças.

As ações cotidianas da Guarda Municipal também tiveram abordagem. Como o trabalho diário em apoio aos mais diferentes setores da Administração Municipal seja nas rondas preventivas em equipamentos públicos, na área de saúde, na proteção a servidores públicos, na fiscalização de posturas, em atividades de proteção ambiental, em eventos da Prefeitura. 

Durante a visita à sede da Guarda, o grupo conheceu as instalações da academia da Guarda, que também vem promovendo mudanças no modo de relação com a comunidade. Em 2022, as portas da sede foram abertas a alunos da Escola Municipal Amélia Mascarenhas, vizinha da Guarda, e a mulheres moradoras do entorno, que passaram a frequentar o espaço trazendo mais vida para o quartel da GM.

FONTE/CRÉDITOS: PJF
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR