Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 03 de Julho 2026
Carregando jogos...
Juiz de Fora

Programa Boa Vizinhança abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas em Juiz de Fora

UFJF oferece vagas gratuitas em seis idiomas para moradores da cidade; inscrições seguem até (20/02)

Talia Santana
Por Talia Santana
Programa Boa Vizinhança abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas em Juiz de Fora
Caique Cahon/UFJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), está com inscrições abertas para o sorteio de vagas dos cursos gratuitos de idiomas do Programa Boa Vizinhança. As oportunidades são destinadas ao ingresso no primeiro semestre de (2026), no módulo I (inicial) das formações.
Podem participar moradores de Juiz de Fora com mais de 18 anos, que tenham ensino fundamental completo e não possuam vínculo com a UFJF. Trabalhadores terceirizados da instituição também estão aptos a se inscrever. O prazo para inscrição vai até às 17h do dia (20/02).
Ao todo, são ofertados seis cursos presenciais: inglês, espanhol, francês, italiano, Libras e língua e cultura grega e latina antigas. As aulas serão realizadas no campus da UFJF, com início previsto para a semana do dia (23/03/2026).
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Érika Andrade, o Programa Boa Vizinhança Línguas contribui para ampliar o acesso à formação em idiomas. Segundo ela, a iniciativa favorece a redução das desigualdades e amplia oportunidades educacionais, profissionais e culturais para a população.
As inscrições para o sorteio podem ser feitas de forma on-line ou presencialmente na sala da Proex, localizada no prédio da Reitoria da UFJF, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Cada candidato pode se inscrever em até dois idiomas, devendo indicar obrigatoriamente a primeira e a segunda opção. Caso seja sorteado em ambos, deverá escolher apenas um curso.
As aulas acontecerão no período noturno. Os cursos de Libras e francês serão realizados às segundas e quartas-feiras, enquanto espanhol, inglês, italiano e língua e cultura grega e latina antigas ocorrerão às terças e quintas-feiras, sempre das 19h às 21h. Para cada idioma, são disponibilizadas 35 vagas, sendo 25 reservadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas públicas.
Todos os cursos possuem duração total de três semestres, organizados nos módulos I, II e III, com carga horária de 60 horas-aula cada. O certificado será concedido apenas aos participantes que concluírem e forem aprovados nos três módulos.
Para efetivar a inscrição, os candidatos devem apresentar comprovante de residência, documento de identificação com foto e comprovante de escolaridade. No caso dos trabalhadores terceirizados da UFJF, também é exigido comprovante de vínculo e função.
O cronograma prevê a divulgação da primeira lista de inscrições deferidas e indeferidas em (24/02/2026), após as 16h. O prazo para interposição de recursos ocorre nos dias (25/02) e (26/02). A lista final de candidatos aptos ao sorteio será publicada em (03/03/2026), após as 16h. O sorteio das vagas acontece em (10/03/2026), às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal da Proex no YouTube. A lista de sorteados será divulgada em (11/03/2026), após as 16h, e a convocação da lista de espera está prevista para (06/04/2026), em caso de desistências.
A Proex informa que o e-mail [email protected] é o único canal oficial de comunicação com os candidatos. A presença na primeira aula é obrigatória para garantir a vaga. O módulo I tem término previsto para a semana do dia (17/07/2026).
O curso de português como Língua de Acolhimento para estrangeiros residentes em Juiz de Fora é regido por edital próprio, o Edital 06/2025, com informações disponíveis em canal específico da Proex.

 

 
 
 
 

 

Publicidade

Leia Também:

Na RCWTV, você acompanha informação produzida com responsabilidade, credibilidade e olhar local.
Fique por dentro dos principais acontecimentos de Juiz de Fora, de Minas Gerais e do Brasil.
Acesse rcwtv.com.br e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.

 

#rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, #minasgerais 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

 

FONTE/CRÉDITOS: UFJF - MG

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Talia Santana

Publicado por:

Talia Santana

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web. Focada em repassar informações de interesse público, de modo imparcial e acessível.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR