Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 25 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Produtor de Sabará surpreende e conquista 1º lugar no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Agricultor familiar da Região Metropolitana de BH vence competição tradicional da Emater-MG, superando mais de 1.500 concorrentes de regiões cafeicultoras renomadas

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
/ 154 acessos
Produtor de Sabará surpreende e conquista 1º lugar no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Emater-MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Do município de Sabará, um produtor da Região Metropolitana de Belo Horizonte conquistou hoje (11) o título de campeão estadual no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2023. Mamédio Martins dos Santos desbancou mais de 1.500 concorrentes, incluindo tradicionais áreas de cultivo. O resultado foi anunciado na sede da Emater-MG, surpreendendo a comunidade agrícola. 

O concurso, em sua 20ª edição, contou com amostras de alta qualidade, e Mamédio dos Santos, que trocou a mineração pela produção de café, comemorou a inédita vitória. “Quase ninguém sabe que em Sabará tem produção de café. Agora vão ficar sabendo. Com esse prêmio, meu café vai ficar reconhecido no Brasil todo. Para mim isso é muito importante. Eu me emocionei mesmo. Chorei com esse prêmio”, disse após a solenidade.

A competição avaliou 1.563 amostras nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado/Despolpado. Mamédio dos Santos, que cultiva em 10 hectares no sítio Santa Rosa, em Sabará, foi elogiado pela forma artesanal como trata seu café, sob a marca Café Vila Real. O produtor, junto com sua família, realiza desde a torra até a moagem dos grãos, vendendo a produção em feiras e de porta em porta. A conquista não apenas reconhece a qualidade do café, mas também coloca Sabará no mapa da produção cafeeira.

Leia Também:

Segundo Sérgio Regina, coordenador técnico estadual de Culturas da Emater-MG, a vitória de Mamédio dos Santos representa não apenas a qualidade do café, mas o respeito pelo produto e pelos clientes. “A Emater-MG mais uma vez cumpre seu objetivo com o concurso estadual que é revelar novos talentos para o mundo. Ele conseguiu um café notável, pois trata o café como um alimento, com respeito pelos seus clientes. É o ser humano por trás daquele capricho”, disse Sérgio.

Além do campeão estadual, outros vencedores regionais foram anunciados, evidenciando a diversidade e qualidade dos cafés mineiros.

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

Comentários:
Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )