Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Prefeitura de Juiz de Fora realiza mais uma ação do projeto “Memória Viva” , para ouvir os idosos

O evento acontece nesta quarta-feira, 11, na Praça de Benfica

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 148 acessos
Prefeitura de Juiz de Fora realiza mais uma ação do projeto “Memória Viva” , para ouvir os idosos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Dando continuidade às programações voltadas para a pessoa idosa, que acontecem este mês, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai realizar mais uma ação do projeto “Memória Viva”, na próxima quarta-feira, 11, das 9h às 16h, na praça do Bairro Benfica. Seguindo o modelo da primeira ação, realizada na última semana, em frente ao Cine-Theatro Central, a atividade consiste na escuta de histórias que contribuíram e contribuem com a memória de Juiz de Fora. O projeto "Memória Viva" é oriundo da busca gradativa de colher histórias de vida, depoimentos sobre fatos e acontecimentos, na perspectiva dos olhares e das vivências das pessoas idosas moradoras do município, que vão colaborar com fragmentos de histórias não escritas.

A iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) provém de exemplos anteriormente executados em outros lugares e em diversos formatos. A questão central é dar voz e resgatar as lembranças dessas pessoas, ressaltando suas experiências, percepções e trajetórias pessoais para que, desta maneira, seja uma forma concreta de valorizar a memória coletiva da cidade. Coordenando a ação, a assessora de Políticas Públicas para Idosos da SEDH, Maria Cristina Alves Pereira, destaca que a intenção é valorizar a pessoa idosa para que ela tenha o envelhecimento ativo estimulado, restabelecendo sua relação com a sociedade e contribuindo para a recuperação do seu lugar enquanto cidadãos.

Na primeira atividade, realizada na quarta-feira, 4, diversos idosos prestigiaram a tenda montada em frente ao Cine-Theatro Central, com servidores prontos para ouvir as curiosidades de cada um. Esta proposta está ancorada nos arranjos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outras orientações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o envelhecimento, que estimulam promover iniciativas por meio das quais as pessoas idosas possam ser e sentir-se mais integradas à sociedade e ao seu território em transformação.

Também é importante os idosos passarem suas experiências para as próximas gerações para que conhecimentos sejam perpetuados e acumulados na evolução da humanidade, é importante ainda a cultura oral, estreitando relações e provocando engajamento numa relação afetiva, não só sobre os idosos, mas também de pais para filhos.

A importância de dar voz e escutar a memória coletiva e a história de vida de pessoas idosas, uma vez que
estas podem contribuir para sua própria identidade, como também para a propagação de saberes para outras gerações

Leia Também:

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 
 
Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )