Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Prefeita inaugura quarta célula do reservatório Henrique de Novaes e nova estação elevatória da Região Nordeste

Para Margarida, neste Dia Mundial da Água, é essencial que o debate sobre os recursos hídricos gere resultados concretos

Redação
Por Redação
Prefeita inaugura quarta célula do reservatório Henrique de Novaes e nova estação elevatória da Região Nordeste
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Para celebrar o Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira, 22, Juiz de Fora ganhou um reforço importante para o seu sistema. A prefeita Margarida Salomão inaugurou a quarta célula do reservatório Henrique de Novaes, que abastece toda a cidade. Localizada na Rua Tupi, no bairro Santa Terezinha, a nova unidade tem capacidade para armazenar até cinco milhões de litros de água. A obra irá proporcionar um aumento de 33% no armazenamento total do complexo, que contará agora com 20 milhões de litros.

Para Margarida, neste Dia Mundial da Água, é essencial que o debate sobre os recursos hídricos gere resultados concretos. “Vivemos no estado que é a caixa d’água do Brasil. Porém, maltratamos nossa água com a mineração, que já causou acidentes horríveis, como o do Rio Doce, que são crimes ambientais. A previsão é de que a nossa janela de oportunidades ambientais se feche por volta de 2035, segundo divulgou a imprensa internacional nesta semana. Por isso, precisamos fazer um uso mais responsável dos recursos da Terra e investir em obras como esta, que irão proporcionar maior segurança hídrica para Juiz de Fora”, ressaltou.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Júlio César Teixeira, quem trabalha na companhia sabe como esta conquista é importante para os dias de verão: “a vida não existiria se não houvesse água no planeta. Devemos nossa existência a esse elemento tão fundamental. Uma família de três pessoas consome, por dia, uma média de 500 litros por segundo. No verão, essa média sobe para 625. Daí a importância de reservatórios como este”.

“Tem uma frase interessante que muitos conhecem: ‘prever para provir’. A Cesama tem feito um excelente trabalho, se preocupando tanto com as intervenções de grande porte quanto com as pequenas. Parabenizo também a prefeita, pelas obras que estão acontecendo em vários bairros, algumas, inclusive, que estavam paradas há mais de 40 anos”, elogiou o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Nilton Militão. Também estiveram presentes no evento os vereadores Vagner de Oliveira, Pardal e Bejani Júnior.

Representando um investimento de cerca de R$ 5 milhões, a quarta célula também irá tornar a operação do sistema da Cesama mais flexível, principalmente nos períodos de calor mais intenso e de maior consumo. A nova unidade conta ainda com uma tecnologia diferenciada, do tipo metálico vitrificado, que torna mais fácil a sua implantação e manutenção.


Nova estação elevatória e subadutora da Região Nordeste

Durante o evento, foi realizada também a inauguração simbólica da nova estação elevatória que irá abastecer a Região Nordeste do município. Construída na Rua Santa Terezinha, no bairro de mesmo nome, a unidade irá acrescentar uma vazão de 20 litros por segundo para o sistema. A elevatória terá como objetivo auxiliar no transporte da água pelos trechos mais íngremes da área, atendendo às comunidades de Bairu, Bandeirantes, Bom Clima, Quintas da Avenida, Nossa Senhora das Graças, Eldorado, Progresso, Marumbi e Santa Paula.

Além da unidade, a Cesama implantou uma subadutora com 1.700 metros de extensão nas ruas Santa Terezinha, Alencar Tristão e adjacências. Essa tubulação dará mais agilidade e independência ao sistema da companhia, permitindo que a água possa ser distribuída sem ter que passar pelo reservatório Henrique de Novaes.

Os tubos de ferro fundido da subadutora irão transportar água da nova elevatória para a rede existente no cruzamento entre a Avenida Barão do Rio Branco, no Centro, e a Rua Paracatu, em Santa Terezinha. Desse ponto, ela seguirá até os reservatórios da Rua Jacob Antônio Scoralick, na parte alta do Bairu. A nova estação e a subadutora totalizam um investimento de mais de R$ 4 milhões em abastecimento.

Curta e siga nossas redes sociais

 

Leia Também:

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora#juizdeforamg #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #braReceba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:

https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )