Aguarde, carregando...

Terça-feira, 30 de Junho 2026
Carregando jogos...
Justiça

Prazo final para apresentadores pré-candidatos deixarem programas em emissoras antes das Eleições 2026

A legislação eleitoral veda que emissoras de rádio e televisão transmitam conteúdo com a participação de pré-candidatos aos cargos em disputa.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Prazo final para apresentadores pré-candidatos deixarem programas em emissoras antes das Eleições 2026
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Apresentadores de rádio e televisão com intenção de concorrer nas Eleições de 2026 tiveram até esta terça-feira (30) para se afastar de seus programas. A medida visa cumprir a legislação eleitoral, que proíbe as emissoras de transmitir conteúdo com a participação de pré-candidatos, garantindo a equidade no processo.

Esta determinação, crucial para a lisura do pleito, encontra respaldo tanto na Lei das Eleições quanto nas normativas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a autoridade máxima na organização dos processos eleitorais brasileiros.

As regras são claras: é expressamente vedado às emissoras de rádio e televisão veicular qualquer programa que tenha sido apresentado ou comentado por um pré-candidato aos cargos em disputa, a fim de evitar desequilíbrios na corrida política.

Publicidade

Leia Também:

O objetivo principal desta restrição é prevenir que figuras públicas, como artistas e jornalistas, utilizem sua visibilidade midiática para obter uma vantagem indevida durante o período de campanha eleitoral.

Consequências sérias podem advir do desrespeito a essas diretrizes. O pré-candidato pode ter seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral, enquanto as emissoras podem ser penalizadas com multas substanciais e a ordem de remoção imediata do conteúdo irregular do ar.

Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Inaugurações

Além do afastamento de programas, o calendário eleitoral impõe outra restrição importante: a partir do próximo sábado, 4 de julho, os pré-candidatos ficam impedidos de participar de inaugurações de obras públicas.

Na mesma data, entra em vigor a proibição de contratação de shows artísticos que sejam financiados com recursos públicos, visando evitar o uso da máquina pública em benefício de campanhas.

Eleições

O primeiro turno das Eleições de 2026 está agendado para o dia 4 de outubro. Nesse dia, os eleitores escolherão seus representantes para os cargos de deputados federais, estaduais e distritais, além de governadores, senadores e o presidente da República.

Um eventual segundo turno, caso necessário para definir os vencedores em algumas disputas, ocorrerá no dia 25 de outubro.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR