Na ultima semana do mês de agosto, dos dias 26/08 a 30/08, a Policia Civil do Estado participara da Mobilização Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. O órgão convida familiares de pessoas desaparecidas a doarem amostra biológica para comparação com os Bancos Estaduais de Perfis Genéticos, também para o Banco Nacional de DNA de pessoas vivas ou falecidas, com identidade desconhecida.
A chefe da Divisão de Referência à Pessoa Desaparecida (DRPD), delegada Ingrid Estevam, explica que é fundamental a participação de familiares de pessoas desaparecidas na campanha: “A PCMG está devidamente preparada para receber, com toda a estrutura necessária, para que possamos alcançar resultados significativos”, afirma.
Segundo o perito criminal Giovanni Vitral, que também é chefe de Laboratório de DNA da PCMG, nos últimos cinco anos foram identificadas 26 pessoas pelo banco de perfis genéticos: “O trabalho no Instituto de Identificação teve início em 2014, mas as compatibilidades começaram em 2019, a partir do projeto de fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), quando pudemos processar mais amostras de restos mortais e de familiares”, explica o perito.
Na capital, os familiares que se interessarem por doar as amostras biológicas deverão procurar a Divisão de Referência à Pessoa Desaparecida para emitir requisição pericial, portando documento de identificação e o Registro de Evento de Defesa Social (Reds) do desaparecimento que tenha sido registrado na DRPD. No interior do estado, os familiares deverão procurar a Delegacia Regional de Polícia Civil, para emissão da requisição pericial e, posteriormente, serão direcionados ao Posto Médico-Legal.
Gostou da matéria? Compartilhe com quem você gosta! Para não perder nada, entre agora no nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias mais importantes do dia diretamente no seu celular. Clique no link https://bit.ly/455qi8H e fique atualizado em tempo real. Junte-se a nós e não perca nenhuma novidade!
Comentários: