Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 30 de Setembro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Economia

Petrobras fecha contrato de 22 anos para importar gás natural dos Estados Unidos

Acordo de longo prazo com a Cheniere Marketing busca reduzir a exposição da estatal brasileira à volatilidade do mercado spot.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Petrobras fecha contrato de 22 anos para importar gás natural dos Estados Unidos
© Arquivo/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A petrobras firmou nesta terça-feira (29) um acordo de longo prazo para adquirir Gás Natural Liquefeito (GNL) dos Estados Unidos por um período de 22 anos, marcando o segundo contrato do tipo fechado pela estatal em cerca de um mês.

O insumo passa por resfriamento até atingir o estado líquido, reduzindo seu volume em 600 vezes. Isso viabiliza o transporte marítimo em navios metaneiros, eliminando a necessidade de gasodutos físicos entre os países envolvidos na transação.

A fornecedora selecionada foi a Cheniere Marketing, subsidiária da Cheniere Energy, que atua como principal produtora e exportadora norte-americana do produto. O compromisso estabelece o fornecimento anual de 800 mil toneladas do combustível.

Publicidade

Leia Também:

Segundo a administração da empresa brasileira, a iniciativa visa diminuir a vulnerabilidade frente às oscilações do mercado spot de GNL. As negociações de curto prazo costumam apresentar maior instabilidade de preços devido a conjunturas variadas.

A diretoria avalia que a medida aprimora o gerenciamento de riscos do portfólio de gás natural. Além disso, amplia a flexibilidade operacional e assegura o suprimento para honrar os compromissos assumidos com clientes.

No mercado interno, o insumo desempenha papel estratégico como combustível para usinas termelétricas, além de abastecer o setor industrial e residencial.

A parceira norte-americana opera grandes complexos de liquefação localizados nos estados do Texas e da Luisiana, consolidando sua relevância no setor global.

Em agosto, a companhia brasileira já havia estabelecido outro vínculo de longo prazo com a Sempra Infrastructure, garantindo volume semelhante por 20 anos a partir do Texas.

FONTE/CRÉDITOS: Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR