Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Patrimônio tem oito iniciativas contempladas do Prêmio amigo na 19º edição

60 anos de atuação no resgate da história e na valorização da cultura negra em Juiz de Fora

Jordana Alves
Por Jordana Alves
/ 37 acessos
Patrimônio tem oito iniciativas contempladas do Prêmio amigo na 19º edição
Assessoria PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Prêmio Amigo do Patrimônio é uma iniciativa anual promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac). Seu objetivo é reconhecer e incentivar o trabalho de pessoas e instituições que atuam na preservação, defesa e divulgação do patrimônio cultural da cidade. Neste ano, a 19ª edição do prêmio contemplou o Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, em homenagem aos seus 60 anos de atuação no resgate da história e na valorização da cultura negra em Juiz de ForaA cerimônia de entrega da honraria está prevista para o dia 21 de agosto, no Teatro Paschoal Carlos Magno. Uma bela forma de reconhecer e celebrar aqueles que contribuem para preservar a rica diversidade cultural da cidade!

Oito iniciativas de pessoas físicas e jurídicas foram contempladas na 19ª edição do Prêmio Amigo do Patrimônio, promovido anualmente pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac). A lista de premiados foi divulgada na segunda-feira, 3, e a cerimônia de entrega da honraria acontecerá no dia 21 de agosto, às 18h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião – Centro).

Neste ano, a comissão de avaliação do prêmio teve como jurados: Ana Carolina de Vasconcelos - Gerente de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha); a gerente do Dmpac/Funalfa, Maria Luiza Igino Evaristo, além dos representantes do Comppac Maciel Antônio Silveira Fonseca (Ordem dos Advogados do Brasil – OAB), Marcos Olender (UFJF), Paulo Gawryszewski (Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB/Zona da Mata e Vertentes).

Nesta edição, o prêmio Amigo do Patrimônio homenageia o Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva pelos 60 anos de atuação no resgate da história e na valorização da cultura negra em Juiz de Fora.
 

Leia Também:

Premiados:

- Rede social Culture-se - Pelo engajamento e alcance, pertinência e difusão dos patrimônios culturais locais.

- Associação Casa D’Itália – Em reconhecimento às diversas ações de difusão, promoção do saber e educação patrimonial, através dos canais mantidos pela instituição.

- “Juiz de Fora: da bruxa Silvina e do voo de Darioli - Notícias da cidade nas páginas da imprensa”, em reconhecimento à originalidade do livro elaborado a partir de relação, organização de fontes, e pelo caráter louvável de distribuição do material. Os organizadores da obra são os historiadores Heliane Casarin, Jefferson de Almeida Pinto e Rogério Rezende Pinto.

- Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia – Pela relevância do acervo para fins educativos e pelo importante trabalho museológico desenvolvido.

- Arquivo Central da UFJF - Reconhecimento à gestão do acervo documental, que destaca-se pelo papel educativo com alunos da graduação e da educação básica, através de visitas guiadas e oficinas.

- Edil Wilson Spada - Em reconhecimento aos saberes e narrativas difundidos sobre a memória da cidade e por fazer do Cemitério Municipal um espaço educativo, de fruição cultural e de valorização da memória.

- Carolina Martins Saporetti – Pelo dedicado trabalho no campo da educação patrimonial, conservação de acervos, pesquisa e difusão do Patrimônio Cultural da cidade, contribuindo para a valorização destes.

  • Mariana D. Abrahão Cury - Reconhecimento às ações comunitárias e aplicação da metodologia do Inventário Participativo no bairro Vale Verde, destacando a atuação de mulheres e suas referências culturais no território.

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! 

Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria PJF
Comentários:
Jordana Alves

Publicado por:

Jordana Alves

ESTUDANTE DE JORNALISMO SUPERIOR

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )