Uma operação integrada das forças de segurança prendeu suspeitos de integrar uma organização criminosa envolvida com o tráfico de aves silvestres na Zona da Mata e no Sul de Minas Gerais. A Operação Libertas, deflagrada na última terça-feira (1º), teve como alvo uma rede responsável pela captura ilegal de animais na natureza e pela comercialização das aves, principalmente para o estado do Rio de Janeiro.
A ação reuniu o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as Polícias Civil e Militar de Meio Ambiente, o Ibama e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Mandados foram cumpridos em quatro cidades
A investigação foi conduzida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Juiz de Fora. A pedido do MPMG, a Justiça expediu 19 mandados de busca e apreensão, cumpridos em imóveis localizados nos municípios de Juiz de Fora, Santos Dumont, Santa Bárbara do Tugúrio e Rio Novo.
A operação contou ainda com o apoio de médicos-veterinários da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), responsáveis por avaliar as espécies encontradas, as condições de bem-estar dos animais e possíveis casos de maus-tratos.
Seis investigados foram presos em Santos Dumont
Durante as diligências, as equipes localizaram, em Santos Dumont, uma estrutura utilizada para a captura e comercialização ilegal de aves silvestres. No município, seis investigados foram presos pelos crimes de tráfico de animais silvestres, adulteração de anilhas, associação criminosa e manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro.
Outras pessoas também foram conduzidas nas demais cidades por infrações relacionadas à criação irregular de animais silvestres. Nesta quinta-feira (2), estavam previstas as audiências de custódia de oito presos, sendo seis em Santos Dumont e dois em Juiz de Fora.
Curiós ameaçados de extinção estavam entre os animais apreendidos
Entre os animais encontrados durante a operação estão curiós, espécie considerada criticamente ameaçada de extinção em Minas Gerais, além de corrupiões, trinca-ferros, coleirinhos e outras aves nativas frequentemente alvo do tráfico devido ao alto valor comercial.
Somente em Rio Novo, as equipes localizaram 65 aves em diferentes imóveis vistoriados. Veículos utilizados pelos investigados também foram apreendidos durante a operação.
Aves serão reabilitadas
Ao todo, cerca de 80 policiais participaram da Operação Libertas, com apoio do Ibama e do IEF.
As aves silvestres resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por avaliação veterinária, reabilitação e demais procedimentos previstos na legislação ambiental antes da definição sobre sua destinação.
Gostou desta matéria? Não perca as próximas atualizações da RCWTV!
Explore mais notícias exclusivas e análises profundas em nosso portal oficial e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.
Siga a RCWTV no Instagram e Facebook para receber as notícias em primeira mão e participar da nossa comunidade!
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se