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Terça-feira, 30 de Abril de 2024
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Marketing Digital

O Papel das Redes Sociais na Construção da Reputação de uma Marca

As redes sociais fazem parte da rotina das pessoas no mundo inteiro, e só no Brasil, os usuários passam cerca de 9 horas por dia na internet, e cerca de 3 horas nas redes sociais.

Guia de Investimento
Por Guia de Investimento
O Papel das Redes Sociais na Construção da Reputação de uma Marca
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Isso prova que a população está conectada 24 horas por dia, produzindo e consumindo conteúdos de vários tipos, por isso, que as redes sociais são indispensáveis para as empresas, independentemente de seu segmento ou porte.

Mas, existem muitos segmentos que ainda não compreenderam a importância de integrar esse ambiente. Os empreendedores precisam se questionar as razões pelas quais devem estar presentes nas redes sociais.

Diante da realidade que se apresenta hoje, essas plataformas se tornaram ferramentas fundamentais para divulgar produtos e serviços e para imprimir a marca no pensamento do consumidor.

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Isso porque são excelentes canais para interagir e se aproximar dos clientes, sendo uma estratégia que está sempre a favor do negócio. Mas, para aproveitar todo o potencial das redes sociais, primeiro é necessário entender um pouco mais sobre o assunto.

Este artigo vai falar um pouco sobre a importância dessas plataformas para os negócios, como elas podem impactar a imagem da marca, qual é seu impacto nas empresas e a importância das redes sociais no marketing.

Importância das redes sociais para as empresas

Tanto na vida pessoal quanto profissional, as redes sociais são importantes porque mudaram a maneira como as pessoas se comunicam entre si, trazendo mais agilidade e velocidade, além de permitir a comunicação direta entre empresas e consumidores.

Nesse cenário, as organizações precisam aprender a falar a mesma língua do público e ter agilidade para responder às demandas dos potenciais clientes, isso deve ser feito em diversos canais sociais, como:

Facebook;

Instagram;

WhatsApp;

LinkedIn;

Twitter.

São canais importantes para uma empresa de aluguel de plataforma pantográfica, mas ainda mais essenciais para as lojas virtuais que dependem da internet para comercializar seus produtos e serviços.

Não existe um momento específico em que as organizações perceberam as redes sociais como canais potentes para aumentar as vendas. O fato é que elas conseguem fazer isso e são indispensáveis para o mercado atual.

Hoje em dia, os negócios precisam ser competentes na hora de usar essas mídias como parte fundamental de seu planejamento estratégico e não apenas como mera ferramenta de comunicação.

Impactos na imagem das marcas

A interação com o público por meio das redes sociais e o gerenciamento de reputação são estratégias importantes, assim como qualquer outro método de marketing no universo digital.

As redes sociais podem impactar a imagem de um fabricante de baterias empilhadeira porque ajudam a construir engajamento.

Ao invés de simplesmente compartilhar informações voltadas para o negócio, seus produtos e serviços, a companhia pode usar esses canais para compartilhar fotos, vídeos e outros tipos de materiais sobre assuntos relevantes.

A companhia consegue envolver os espectadores com conteúdos do interesse deles e isso desperta a atenção para a empresa. Além do mais, são ótimos canais para usar imagens que geram muito mais engajamento.

Para se ter uma ideia, no Facebook, as imagens geram uma taxa de interação de 87%. A corporação também consegue usar uma linguagem adequada à sua marca, e como resultado, será capaz de transmitir seus valores.

É comum ver organizações que tentam elogiar a si mesmas para fazer as pessoas pensarem melhor sobre seus produtos e serviços. Mesmo que isso seja uma boa ideia, a companhia não deve ser a única a elogiar a marca.

Por meio das redes sociais, é possível incentivar a prova social, que é quando pessoas que já compram com o negócio falam sobre sua experiência, incentivando outros usuários a fazerem a mesma coisa.

Conforme mais pessoas falam sobre sua experiência com os produtos e serviços, maior será a imagem da marca nas redes sociais.

Uma marca de petisco calmante para cachorro utiliza muito bem essa estratégia porque sempre agradece os comentários e interage com os usuários, independentemente do teor da mensagem.

Se alguém fizer uma reclamação, o negócio deve entrar em contato com essa pessoa para saber o que pode fazer para melhorar sua experiência, e isso ajuda a construir a imagem da marca de maneira positiva.

Impactos das redes sociais nas empresas

De acordo com uma pesquisa realizada pela Marketing Sherpa, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais, algo que acontece no mundo todo, inclusive no Brasil.

Com o fortalecimento das tecnologias e a necessidade de acompanhar as necessidades imediatas do consumidor moderno, as organizações encontraram nas redes sociais uma maneira de se aproximar dos clientes.

Também são ótimas plataformas porque criam experiências conversacionais positivas por serem plataformas de comunicação horizontal.

Um fabricante de troca de conector consegue obter muitos benefícios ao utilizar as redes sociais, afinal, também consegue criar um relacionamento muito mais próximo com as pessoas e divulgar seus produtos.

Tudo isso de maneira barata e em um ambiente de amplo alcance, consequentemente, a organização vai aumentar sua visibilidade, construir um bom relacionamento com o público e melhorar o posicionamento da marca no mercado.

Também melhora o engajamento com os consumidores nas redes sociais, ajuda a construir uma base de clientes fiéis, consegue acompanhar os indicadores nas redes sociais, entre outras possibilidades.

Importância das redes sociais no marketing

Existem vários motivos que explicam a importância das redes sociais para as estratégias de marketing digital, e entre os principais estão:

Gera tráfego orgânico

As redes sociais são excelentes canais para gerar tráfego orgânico para outros canais da empresa, como no caso de plataformas e-commerce, landing pages, blogs e sites institucionais.

Mas para conseguir isso, um domus para ventilação e iluminação precisa usar esses canais de maneira inteligente e combiná-los com outras ações de marketing digital. Se tudo for bem trabalhado, também é possível aumentar o número de conversões.

Conquista clientes fiéis

As redes sociais conseguem melhorar muito o engajamento da marca com o público, só que para construir uma base de clientes fiéis, é necessário ir além dessas interações.

Por meio do monitoramento das plataformas, a companhia consegue gerar insights sobre a saúde do negócio e ainda ajuda a criar um plano de ação voltado para as pessoas que consomem o produto e que interagem de maneira positiva.

Melhora o engajamento

Trabalhar o engajamento nas redes sociais é fundamental tanto para os clientes atuais quanto para os clientes novos. Isso porque os clientes engajados têm mais probabilidade de indicar e até defender a marca nos canais digitais.

Um fabricante de rack para patch panel usa essas plataformas porque, dentro delas, o engajamento acontece de maneiras diferentes, por exemplo, por meio de emojis, comentários, compartilhamentos, marcações e curtidas.

São maneiras que os usuários têm de demonstrar seus sentimentos e reações e eles podem ser estimulados pela própria empresa, por meio de gatilhos mentais e outras estratégias.

Trabalha o posicionamento da marca

Conquistar um bom posicionamento de marca nas redes sociais é essencial para se tornar mais relevante no mercado de atuação.

A maneira como a empresa se posiciona nesses canais influencia no modo como os consumidores enxergam sua performance, algo fundamental para criar estratégias e construir uma boa imagem.

Constrói um bom relacionamento

Mais do que aumentar a visibilidade, as redes sociais também são ótimos canais de relacionamento com o público, e ajudam o negócio a conhecer a opinião dos clientes, algo fundamental para construir uma relação mais próxima com eles.

Uma empresa de Domos com ventilação pode usar diversas plataformas para conseguir tal interação, desde as mais conhecidas até as mais fechadas, como no caso dos grupos no Facebook.

São ambientes controlados e que trazem a certeza de que a organização está falando apenas com seus clientes.

Aumenta a visibilidade

As empresas investem em marketing digital para aumentar sua visibilidade e fazer com que mais pessoas reconheçam sua marca, ou seja, elas investem nas estratégias online para construir seu branding.

Para um fabricante de presilha para trilho de cortina, as redes sociais são canais com grande potencial para aumentar a visibilidade, me permitem investir em anúncios, além de fazer com que as publicações cheguem a mais pessoas.

Considerações finais

As redes sociais fazem parte do cotidiano da sociedade e mudaram completamente a maneira como as pessoas se relacionam entre si, mas elas também trouxeram muitas mudanças na maneira como as marcas se relacionam com os consumidores.

Pelo fato de facilitarem a comunicação e até mesmo divulgação de produtos e serviços, essas plataformas se tornaram parte essencial das estratégias de marketing e geram muitos impactos para os negócios.

Ter uma boa presença dentro delas está muito além de criar um perfil para a organização, sendo necessário todo um planejamento estratégico para atrair a audiência e conquistar um bom posicionamento na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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