Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Ciência e Tecnologia

Nova Combinação de Drogas Mostra Potencial Contra Tumores

Pesquisa brasileira abre caminho para testes clínicos em pacientes com câncer nos Países Baixos.

João Vítor Fonseca
Por João Vítor Fonseca
/ 37 acessos
Nova Combinação de Drogas Mostra Potencial Contra Tumores
Matheus Henrique Dias, em laboratório da NKI: potencial novo tratamento aposta em estressar células tumorais com uma droga e eliminá-las com outra (foto: NKI)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma combinação inovadora de duas drogas mostrou eficácia na supressão de tumores de maneira não convencional, superativando e estressando as células cancerígenas até que se comportem como células saudáveis. Este avanço, liderado por pesquisadores brasileiros, será testado em pacientes com câncer de intestino nos Países Baixos ainda este ano.

Abordagem Inovadora

Publicada na revista Cancer Discovery, a pesquisa foi conduzida por Matheus Henrique Dias, pós-doutorando no Instituto do Câncer dos Países Baixos (NKI). Dias desenvolveu a ideia durante seu pós-doutorado no Instituto Butantan, com colaboração da Universidade de Liverpool.

Leia Também:

A técnica envolve superativar a sinalização das células tumorais, induzindo um estado de estresse extremo. Em seguida, uma segunda droga ataca essas células estressadas. “É como se quiséssemos parar um carro em alta velocidade acelerando-o ainda mais até o motor superaquecer, e depois desativando o sistema de resfriamento,” compara Dias.

Resultados Promissores

Marcelo Santos da Silva, coautor do estudo e professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), explica que as células tumorais, quando superativadas, replicam o DNA rapidamente, gerando danos no processo. “Esse estresse replicativo é explorado pela combinação de drogas, que inibem o crescimento dos tumores,” diz Silva.

Os testes em camundongos com tumores colorretais humanos mostraram que o tratamento inibiu o crescimento tumoral. Além disso, a combinação de drogas também foi eficaz em linhagens de adenocarcinoma de pâncreas e colangiocarcinoma, tipos agressivos de câncer com poucas opções de tratamento.

Próximos Passos

O sucesso da pesquisa motivou a realização de testes clínicos em pacientes com câncer de intestino nos Países Baixos ainda em 2024. Silva pretende aplicar a mesma abordagem para eliminar parasitas causadores de doenças negligenciadas, como a doença de Chagas e leishmaniose, utilizando drogas que estimulem a proliferação dos parasitas até que eles se destruam por danos no DNA.

Conclusão

A pesquisa destaca um campo crescente no tratamento oncológico, com grandes empresas investindo em ativadores de sinalização e novas startups desenvolvendo drogas inovadoras. “Esperamos ver essas opções no mercado em breve, e que uma delas seja a nossa,” afirma Dias.

O artigo completo: Paradoxical Activation of Oncogenic Signaling as a Cancer Treatment Strategy.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

FONTE/CRÉDITOS: Agência FAPESP
Comentários:
João Vítor Fonseca

Publicado por:

João Vítor Fonseca

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )