RCWTV - Notícias de Juiz de Fora e Região

Sabado, 12 de Julho de 2025

Justiça

MPMG encontra escolas sem água potável, esgoto e banheiros em Minas Gerais

Levantamento em 75 instituições revela que quase metade não tem coleta de esgoto; projeto nacional cobra medidas para garantir condições básicas de ensino

Henrique Salvato
Por Henrique Salvato
MPMG encontra escolas sem água potável, esgoto e banheiros em Minas Gerais
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante a mobilização nacional do projeto Sede de Aprender, coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inspecionou 75 escolas em diferentes regiões do estado. O resultado aponta um cenário crítico: 33 escolas (44%) funcionam sem coleta de esgoto adequada; 5 (7%) não têm fornecimento regular de água; 10 (13%) operam sem água potável; e 2 sequer possuem banheiros internos.

"Os números demonstram a urgência em garantir condições mínimas de dignidade e saúde nas escolas mineiras", afirmou a promotora de Justiça Giselle Oliveira, coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc). "Os promotores e promotoras de Justiça em Minas Gerais estão empenhados na garantia do direito ao saneamento básico nas escolas, já que isso é condição fundamental que impacta diretamente na qualidade da educação oferecida aos nossos estudantes, na aprendizagem e no pleno desenvolvimento."

As escolas visitadas foram selecionadas com base em dados do Censo Escolar 2024. Do total, 44 (59%) oferecem Educação Infantil (Creche e Pré-escola), atendendo crianças de 0 a 5 anos, e 37 (49%) estão localizadas em áreas rurais.

Leia Também:

A ação foi realizada de forma articulada entre promotores das áreas da Educação, Saúde, Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio técnico do Tribunal de Contas de Minas Gerais. "A ação do Ministério Público, em parceria com outras instituições, pretende impulsionar a correção das irregularidades encontradas, garantindo que o direito à educação seja efetivo para todos”, disse Giselle Oliveira.

O projeto Sede de Aprender, desenvolvido desde 2022, tem como objetivo garantir condições adequadas de água potável e saneamento básico nas escolas. Os dados obtidos com as vistorias serão integrados ao banco nacional do projeto para monitoramento contínuo. Com base nos resultados, promotores de Justiça adotarão medidas cabíveis para exigir providências e regularizar as situações encontradas.

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV  que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp  e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.   

rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv,  #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais .

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

 

Henrique Salvato

Publicado por:

Henrique Salvato

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )