Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 22 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Política

Lula critica Conselho de Segurança da ONU

Proposta de resolução apresentada na ONU teve aprovação de 12 dos 15 membros, mas acabou vetada pelos EUA. Conselho segue sem consenso

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 92 acessos
Lula critica Conselho de Segurança da ONU
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o funcionamento do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), nesta sexta-feira (27/10). O petista foi enfático ao condenar o mecanismo do órgão, que garante poder de veto aos cinco membros permanentes: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido.

Lula ressaltou que é “totalmente, radicalmente contra ao poder de veto”. E comentou que são os membros permanentes que “mais fabricam armas, que vendem armas e fazem guerra”.

“É preciso acabar com o direito de veto, ou seja, se tiver dúvida, vota a maioria, ganha e cumpre-se. Então, eu vou continuar falando em paz, vou continuar falando porque eu acredito que é a coisa mais extraordinária tentar superar o poder das balas com o poder da conversa”, prosseguiu o petista.

Leia Também:

Segundo o chefe do Executivo federal, a postura armamentista dos cinco membros permanentes do conselho de segurança é uma “contradição”.

“Por isso que nós queremos mudar o conselho. O que nós queremos é democratizar o conselho da ONU porque, hoje, ele vale muito pouco”. Além da extinção do veto, o presidente defendeu a entrada de novos membros permanentes no conselho. Além do Brasil, Japão, Índia e Argentina.

Proposta do Brasil na ONU

Lula também defendeu que a proposta de resolução apresentada pelo Brasil na instância foi “aprovada”, apesar do veto dos Estados Unidos (EUA).

Segundo o petista, o documento não foi rejeitado pela instância, uma vez que teve aprovação de 12 dos 15 membros. O presidente defendeu ainda que é “radicalmente contra o poder de veto” dos cinco membros permanentes do conselho, e voltou a pedir uma reforma do órgão.

Conflito Israel x Hamas

O Conselho de Segurança da ONU se debruçou, nas últimas semanas, sobre o conflito entre Israel e Hamas, mas não foi capaz de chegar a um acordo sobre a manifestação da instância sobre o tema. Rússia e Brasil apresentaram duas propostas, que acabaram vetadas. Os EUA apresentaram um terceiro rascunho, que está sob apreciação dos membros e ainda não tem data para ser votado.

Conforme o funcionamento do órgão, uma resolução é aprovada caso tenha sinal positivo da maioria dos membros, desde que não haja nenhum veto dos cinco membros permanentes: Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, China e França.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )