RCWTV - Notícias de Juiz de Fora e Região

Quinta-feira, 12 de Junho de 2025

Juiz de Fora

Lançamento da Pedra Fundamental da CEOA/SAAV/JF em Juiz de Fora

O projeto vai melhorar o atendimento de urgência aérea nas macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e Centro-Sul de Minas Gerais, com apoio do SAMU e Corpo de Bombeiros

REDAÇÃO
Por REDAÇÃO
Lançamento da Pedra Fundamental da CEOA/SAAV/JF em Juiz de Fora
reprodução
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No próximo dia 22 de janeiro, às 14 horas, será lançada a pedra fundamental para a construção da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas/ Suporte Avançado de Vida de Juiz de Fora (CEOA/ SAAV/JF). O evento ocorrerá no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora (Av. Pref. Mello Reis, Aeroporto – Juiz de Fora – MG), com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

A nova base, integrada ao SAMU e ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, contará com um hangar de helicóptero, com o objetivo de proporcionar suporte aéreo para atendimentos de urgência e emergência nas macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e Centro-Sul de Minas Gerais. Este projeto vai beneficiar 198 municípios, com uma população estimada de 3,2 milhões de habitantes. A importância do CEOA/SAAV/JF é crucial, pois permitirá a resposta rápida em situações críticas, reduzindo o tempo de deslocamento de equipes médicas e pacientes.

A construção do hangar é um marco para a saúde pública dessas regiões, sendo resultado de um esforço conjunto entre diversas instituições, como o Ministério Público, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), os Consórcios CISDESTE e CISRU, além do Governo de Minas Gerais e as Regionais de Saúde.

Publicidade

Leia Também:

O terreno para a obra foi cedido pela Prefeitura de Juiz de Fora, e o projeto foi elaborado pelo CBMMG. A construção está orçada em R$ 4 milhões, valor rateado entre os 198 municípios, com uma contribuição de R$ 1,53 por habitante.

Em setembro de 2024, o CISDESTE conduziu o processo licitatório para escolher a construtora responsável pela obra, que ficou a cargo da empresa RRC Construções e Incorporações Ltda., sediada em Juiz de Fora. A expectativa é que a obra seja concluída em um prazo de 8 a 12 meses. No entanto, assim que a aeronave estiver disponível, ela já poderá começar a operar, uma vez que o Aeroclube de Juiz de Fora cedeu suas instalações para abrigar temporariamente a CEOA/SAAV/JF. As instalações provisórias foram aprovadas pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros em maio de 2024.

Essa nova infraestrutura representa um avanço significativo para a saúde e segurança de milhões de mineiros, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente em situações de urgência.

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV  que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp  e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

FONTE/CRÉDITOS: Cisdeste/samu
REDAÇÃO

Publicado por:

REDAÇÃO

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )