RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 16 de Marco de 2025
rcwtv
rcwtv

Policial

Incêndios em vegetação aumentam em São João del-Rei

Falta de chuvas e ação humana estão entre os principais fatores para o crescimento das ocorrências

Henrique Salvato
Por Henrique Salvato
Incêndios em vegetação aumentam em São João del-Rei
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nos últimos dias, São João del-Rei tem registrado uma quantidade grande de incêndios em vegetação, um fenômeno raro nesta época do ano. Em apenas duas semanas, o Corpo de Bombeiros da cidade atendeu 21 chamados, um número muito superior ao registrado no mesmo período de 2024. A ausência das esperadas "águas de março", que tradicionalmente marcam o fim do verão, tem gerado condições propícias para o aumento dessas ocorrências.

O Cabo Neander, do Corpo de Bombeiros, relatou que a situação é preocupante: "Esta é uma época do ano em que normalmente nos preocupamos com os impactos das fortes chuvas. Porém, atualmente, estamos percebendo um aumento significativo de incêndios em vegetação. Como o mato ainda está verde, essas ocorrências ainda não têm o impacto dos grandes incêndios do período de estiagem, mas, ainda assim, ligam um alerta sobre a situação."

Ele também destacou que a falta de chuvas é um dos fatores, mas não o único. "É muito comum recebermos relatos sobre possíveis causadores das queimadas, mas, devido à ausência de provas ou mesmo de indícios concretos que possam levar aos autores, fica apenas no terreno da especulação. Mas, certamente, a ação humana é um dos elementos que fazem parte dessa equação", explicou o bombeiro.

Publicidade

Leia Também:

Apesar da expectativa de chuvas para os próximos dias, a preocupação permanece. "Se nesta época os incêndios já começam a surgir, causa grande temor pensar em como será o período de estiagem", alertou Neander.

Lixo em terrenos baldios agrava a situação dos incêndios

Além das condições climáticas, o lixo abandonado em terrenos baldios tem sido um agravante importante para o aumento das queimadas. Mesmo após o combate aos focos de incêndio, é comum que as áreas ainda permaneçam com bastante fumaça devido ao tipo de material queimada. "É muito normal nos depararmos com a presença de lixo e entulho jogados nos terrenos incendiados. Esses materiais dificultam o resfriamento completo da área atingida e exigem um trabalho de rescaldo ainda mais apurado", explicou o Cabo Neander.

O Corpo de Bombeiros também faz um apelo à colaboração da comunidade. "O Corpo de Bombeiros sempre estará a postos para atender à população, mas esse tipo de ocorrência gera um transtorno enorme para todos. Por isso, contamos sempre com a colaboração dos cidadãos para a prevenção", concluiu o militar.

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV  que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp  e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.   

FONTE/CRÉDITOS: Corpo de Bombeiros
Henrique Salvato

Publicado por:

Henrique Salvato

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )