Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Guarda Municipal Celebra Dia com Ação Solidária

Data comemorativa é marcada por doação de sangue coletiva à Fundação Hemominas

João Vítor Fonseca
Por João Vítor Fonseca
/ 49 acessos
Guarda Municipal Celebra Dia com Ação Solidária
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quarta-feira, 26 de junho, a Guarda Municipal de Juiz de Fora comemorou o "Dia Municipal do Guarda Municipal", instituído pela Lei Municipal nº 13.687 de 2018. Para celebrar a data e demonstrar o espírito de solidariedade entre seus membros, foi realizada uma doação de sangue coletiva à Fundação Hemominas.

A Guarda Municipal, em seus quase 16 anos de atuação, tem se consolidado como um importante órgão de apoio aos serviços municipais, voltado para a proteção preventiva de servidores e da população. Com um foco na cultura de paz e segurança cidadã, a corporação se destaca por sua interação positiva com a comunidade e parcerias com outros órgãos de segurança pública.

Anualmente, a Guarda realiza mais de 10 mil rondas preventivas, dentro da estratégia "Guarda Presente", que visa fortalecer o relacionamento comunitário. Além das rondas, a corporação também desenvolve ações educativas e preventivas, como o projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape) e o projeto Vem pra Guarda, que oferece espaço para atividades físicas a cerca de 130 mulheres inscritas no projeto JF Esporte e Cidadania, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) – Núcleo Guarda Municipal.

Leia Também:

Todas as ações da Guarda seguem a lógica da "Guarda Cidadã", caracterizada pela proteção municipal preventiva, proteção aos direitos humanos fundamentais, exercício da cidadania e das liberdades públicas, preservação da vida, redução do sofrimento e compromisso com a evolução social da comunidade. A presença das equipes uniformizadas, a pé ou em viaturas, contribui para aumentar a sensação de segurança nas ruas e em eventos públicos.

A escolha do dia 26 de junho para celebrar o Dia Municipal do Guarda Municipal remete a 2008, quando os alunos do curso de formação se organizaram e foram à Câmara Municipal buscar apoio legislativo para a homologação do concurso, marcando a primeira vitória da corporação.

Para ingressar na Guarda Municipal, é necessário passar por concurso público e treinamento específico, que inclui disciplinas como Ética, Relações Humanas, Direitos Humanos, Técnicas e Procedimentos Operacionais, Combate a Incêndios, Primeiros Socorros, Gestão Integrada da Segurança Pública e Movimentos Sociais.

A celebração do Dia Municipal do Guarda Municipal reforça a importância do trabalho da corporação e seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população de Juiz de Fora.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
João Vítor Fonseca

Publicado por:

João Vítor Fonseca

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )