O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), apresentou na segunda-feira (2/10) o Programa ConservaPro. A iniciativa tem como objetivo principal aperfeiçoar a manutenção de rotina das rodovias estaduais.
Os detalhes do programa foram compartilhados em uma coletiva de imprensa realizada na Cidade Administrativa, com a presença do secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, e do diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.
Os dois primeiros editais lançados abrangem sete lotes rodoviários cada um e englobam cerca de 8.400 quilômetros de rodovias já pavimentadas. Eles preveem investimentos que ultrapassam R$ 455 milhões nos próximos dois anos para a manutenção de rotina dessas vias.
Os contratos do programa incluem a realização de diversas atividades, como reparos no pavimento, operações de tapa-buracos, limpeza de bueiros e dispositivos de drenagem, limpeza mecanizada das margens das estradas para melhorar o escoamento das águas pluviais, roçagem e capina das faixas de domínio, entre outros serviços.
Nesses trechos, serão implementados tratamentos específicos para corrigir defeitos no pavimento de forma preventiva e corretiva, incluindo ações como remendo profundo, pequenos segmentos de reperfilamento e fresagem.
Um dos aspectos cruciais do programa é a limpeza preventiva de bueiros de concreto ou aço antes do período chuvoso. Essa medida visa evitar obstruções totais ou parciais que poderiam ocorrer durante chuvas intensas.
O Secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, enfatizou que o ConservaPro tem como objetivo impedir que pequenos problemas nas rodovias se transformem em questões mais complexas, que possam colocar em risco os usuários e gerar custos elevados para o governo. “O ConservaPro funcionará como um complemento ao Provias, garantindo que as estradas que ainda não necessitam de recuperação funcional tenham a vida útil do pavimento ampliada”, acrescenta.
Além disso, para assegurar que o programa beneficie efetivamente a população, os investimentos serão substancialmente ampliados. O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, explicou que, anualmente, o DER-MG costumava investir cerca de R$ 7 milhões na manutenção de cada regional da malha rodoviária. “A partir do ConservaPro, esses segmentos passam a receber, em média, R$ 24 milhões em investimentos”, explica Rodrigo.
A proposta do Governo de Minas é implantar o novo modelo de manutenção em todas as 40 unidades regionais do DER-MG à medida que os atuais contratos forem vencendo.
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