O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), estabeleceu uma parceria com a empresa estatal Infra S.A para desenvolver o Plano Estadual de Logística e Transporte (Pelt-MG).
O propósito é desenhar estratégias de investimento, avaliar e propor iniciativas para otimizar a eficiência do sistema de transporte do estado, abrangendo rodovias, ferrovias, aeroportos e vias navegáveis.
Previsto para conclusão em 18 meses, o Pelt-MG é um projeto técnico e de longo prazo, fundamentado nas melhores práticas nacionais e internacionais de planejamento de transportes.
Uma das expectativas após a formulação do plano é atrair investidores da iniciativa privada para financiar obras de infraestrutura, como a construção de novas estradas e aprimoramentos na infraestrutura existente, visando tornar Minas Gerais ainda mais competitivo.
Pedro Bruno, secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, ressaltou a relevância do Pelt para o planejamento de longo prazo da infraestrutura e logística estadual. "Essa ferramenta beneficiará milhões de mineiros com novos investimentos, tanto públicos quanto atraindo parceiros privados para colaborar conosco", afirmou.
O Pelt-MG contará com um diagnóstico atualizado da logística em Minas Gerais, seguido pela elaboração de cenários futuros, considerando objetivos, indicadores e premissas definidas em conjunto com o Estado.
Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S.A., destacou o esforço conjunto entre as instituições para construir um futuro mais competitivo e sustentável para o estado. "O Pelt possibilita a convergência do plano estadual com o desenvolvimento em nível federal, oferecendo previsibilidade para investimentos e financiamento das obras de infraestrutura", ressaltou.
Thiago Toscano, Presidente da Codemge, enfatizou o potencial do novo Pelt-MG para o desenvolvimento de Minas Gerais. "Uma infraestrutura sólida é fundamental para o avanço do estado de Minas Gerais", reforçou.
A metodologia adotada no Pelt-MG baseia-se na formulação do Plano Nacional de Logística 2035 (PNL - 2035) e dos Planos Setoriais de nível Tático do Governo Federal.
-
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais
#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg