Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Governo amplia sinal digital da Rede Minas para a região Central do estado

Solenidade marcou chegada da emissora em mais cidades; previsão é contemplar outros municípios até o fim do ano

Waleska Saraiva
Por Waleska Saraiva
Governo amplia sinal digital da Rede Minas para a região Central do estado
Rede Minas/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Rede Minas dá mais um passo na expansão do processo de digitalização e chega a mais cidades da região Central do estado. 

Além dos municípios que já tinham a cobertura, o sinal, agora, alcança mais localidades por meio dos programas Digitaliza Minas, do Governo Estadual, e Digitaliza Brasil, do Governo Federal. 

Com isso, a emissora pública festeja a ampliação que atende, agora, 65 cidades nessa porção do estado e que, até o fim do mês, contemplará outros 15 municípios. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio da Liberdade, na terça-feira (10/10), em que a emissora celebrou o alcance ao lado de representantes do Governo de Minas, das prefeituras, da Procuradoria-Geral do Estado e do Tribunal de Contas.
 

A solenidade contou com a participação do secretário de Estado de Comunicação Social, Bernardo Santos. Na oportunidade, ele celebrou a ampliação do alcance da Rede Minas. "Essa tecnologia da digitalização não pode esperar mais", e completou: "É uma programação para que, até o final do ano, cheguemos até os 853 municípios e que, hoje, ainda não são atendidos diretamente pela Rede Minas. É um avanço muito significativo que vai trazer muitos benefícios. É uma prestação de serviço da TV pública de Minas Gerais para os mineiros".

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, participou do lançamento. "Nós teremos uma das TVs mais fortes do Brasil, presente nos municípios, que é a vocação dela, para quem ela foi feita. É um momento em que devemos celebrar essa conquista e, obviamente, batalhar para que, até o final do ano, nós tenhamos todo o território de Minas Gerais coberto pela nossa querida TV pública, cultural, educativa, a nossa Rede Minas".

O presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino, falou sobre a importância da ampliação e o compromisso com a qualidade da programação. “Estamos investindo em programas e conteúdos especiais com enfoque em cultura, turismo, discussões de temas atuais, conteúdos infantis e esporte para garantir atrações de qualidade na TV aberta. Este fato significa acesso à cultura, à educação, à informação e ao entretenimento. Ou seja, significa democratização da informação”, disse.

Em Minas e no mundo

Pesquisa do IBGE de 2022 aponta que  95,5% das residências no Brasil têm televisão. Os dados mostram que os aparelhos ainda reinam nos lares e, para garantir o acesso da população à telinha, a Rede Minas tem se empenhado para atingir cada vez mais casas por meio do sinal digital, do serviço de TV por assinatura, parabólica e internet.

Quando o Governo Federal decidiu modernizar o acesso à TV, no país, decretando o fim da cobertura analógica, a Rede Minas deu início imediato ao processo que garante sinal digital para todo o estado. Essa meta progrediu e deve ser concluída ainda este ano, por meio do “Digitaliza Minas”, do Governo de Minas Gerais, e do “Digitaliza Brasil”, do Governo Federal, programas articulados pela EMC, que gerencia a emissora.

Inovação

Nesse percurso, a emissora inovou, também, no acesso pela TV por assinatura, presente em 27,8% dos lares brasileiros, de acordo com o IBGE. Este ano, ampliou a disponibilidade antes restrita à Claro (Net) para, também, Vivo TV. Não ignorando o passado, a frequência por meio da antena parabólica, uma realidade em 22,6% das casas do Brasil, também alterou.

A emissora adotou, em fevereiro, o satélite StarOne D2, maior e mais potente da Embratel, garantindo a sintonia no país e em países da América Latina e o serviço de multiprogramação. Atento ao mundo contemporâneo, foi criado o serviço streaming EMCPlay, possibilitando a transmissão da programação da Rede Minas e da Rádio Inconfidência pela internet, além de manter um catálogo com atrações das emissoras e conteúdos extras para consumo sob demanda.

De cultura à informação

A Rede Minas, que completará 39 anos em dezembro, chega à maturidade com a missão de não apenas levar à TV para o interior do estado, mas tornar essas localidades importantes protagonistas da programação. Para isso, lançou diversas atrações que possibilitam, ao telespectador, conferir a pluralidade de Minas na cultura, no turismo, em conteúdos infantis, no esporte e nos temas atuais de discussão.

A educação ganhou um capítulo especial na Rede Minas, com o “Se liga na educação”. No final de agosto, a emissora estreou a multiprogramação, um recurso considerado ainda novo no país e que só é possível por meio do sinal digital. Através dessa tecnologia, a Rede Minas exibe a programação diária e, simultaneamente, um conteúdo especial dedicado ao Exame Nacional do Ensino Médio, produzido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG)

Agora, os estudantes mineiros podem acompanhar o subcanal da TV pública mineira, que transmite uma programação diária voltada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Para o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, esse é mais um passo importante para a democratização da educação no estado. “É importantíssimo a ampliação do sinal digital da Rede Minas para que cada vez mais os conteúdos educacionais produzidos pela equipe do Se Liga na Educação cheguem em todos os cantos do estado. E isso se torna ainda mais impactante nesta reta final de preparação do Enem, já que a multiprogramação está exibindo o cursinho de Pré-Enem, do Se Liga, diariamente e 24h por dia”, comenta.

A solenidade ainda contou com a participação do representante da Procuradoria-Geral do Estado de Minas Gerais, promotor Paulo de Tarso Morais Filho; do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz; e do prefeito de Curvelo e diretor da Associação Mineira de Municípios, Luiz Paulo Glória Guimarães.

Publicidade

Leia Também:

 

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

 

FONTE/CRÉDITOS: SECOM - Superintendência de Imprensa
Comentários:
Waleska Saraiva

Publicado por:

Waleska Saraiva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )