Nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), a Polícia Militar de Minas Gerais está intensificando a segurança pública em todo o estado, por meio da 12ª edição da "Operação Força Total – Polícias Militares a Serviço do Brasil". A operação visa aumentar a atuação das forças policiais, ampliando os serviços de segurança e enfrentando os desafios do período que antecede as festividades carnavalescas.
A ação tem como foco principal a prevenção e repressão à criminalidade, com destaque para o combate ao tráfico de drogas. Em Conselheiro Lafaiete, o 31º Batalhão de Polícia Militar deu início à operação no dia 20 de fevereiro, com um evento realizado em frente ao Centro de Registros de Ocorrências Policiais – CROP 1, próximo ao Terminal Rodoviário da cidade.
A operação também reflete a importância do fortalecimento da ordem pública durante o período de Carnaval, quando o aumento do fluxo de pessoas nas ruas pode resultar em maior vulnerabilidade a crimes. A Polícia Militar tem intensificado o patrulhamento nas áreas de maior risco, com o objetivo de garantir a segurança da população e o sucesso das festividades.
Ocorrências registradas na região
Em meio à operação, a Polícia Militar de Conselheiro Lafaiete registrou, na tarde de ontem (20), um caso de roubo no centro da cidade. Um vendedor ambulante foi assaltado por dois homens, que estavam uniformizados e armados com um objeto semelhante a uma pistola. Os criminosos subtraíram R$ 700,00, um aparelho celular e a chave do veículo da vítima. Após o roubo, ambos fugiram a pé. A Polícia Militar segue em diligências para localizar os autores, tendo apreendido parte das roupas utilizadas no crime.
Em Ouro Branco, a Polícia Militar também executou um mandado de busca e apreensão no Bairro Belvedere, após denúncias sobre tráfico de drogas. Durante a operação, um homem de 35 anos foi preso, e 16 tabletes e duas buchas de maconha foram apreendidos, junto com uma balança de precisão e R$ 1.742,00 em dinheiro. O autor e os materiais foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos.
A “Operação Força Total” segue em andamento, com a Polícia Militar de Minas Gerais reforçando a segurança e buscando garantir a tranquilidade da população durante o Carnaval e além.