Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Educação

Formação para a educação infantil é debatida pelo MEC

Em parceria com 34 universidades, redes de ensino ajudarão a qualificar o trabalho pedagógico de 295 mil professores por meio do Programa de Formação Leitura e Escrita

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Formação para a educação infantil é debatida pelo MEC
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), reuniu-se com mais de 630 representantes das secretarias estaduais e municipais da educação de todo o Brasil para apresentar o Programa de Formação Leitura e Escrita (LEEI) na educação infantil. O objetivo do MEC é ofertá-lo às redes interessadas, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Dentre os participantes da reunião, em formato remoto, estavam secretários de educação, articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e coordenadores de formação continuada e da educação infantil de redes de ensino do País inteiro. 

A proposta é parte de um trabalho integrado entre a Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica (DPDI) e a Diretoria de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação (Difor) da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. Por meio do LEEI, 34 universidades, em parcerias com as redes municipais e estaduais de ensino, poderão ajudar a qualificar o trabalho pedagógico de 295 mil professores e professoras da educação infantil brasileira. Dadas as especificidades do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas, o Ministério da Educação busca trabalhar junto a universidades com base na área da educação infantil. Por isso, a iniciativa conta com pesquisadores que são referências nesse campo, em especial na formação de professores que atuam com crianças pequenas.   

Publicidade

Leia Também:

A secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, destacou que essa é mais uma ação importante no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. “O MEC está sintonizado em formar professores da educação infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com as

linguagens oral e escrita em creches e pré-escolas”, disse. 

A proposta formativa leva em conta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, isto é, as especificidades da docência nessa etapa da educação básica, na perspectiva de garantir que as crianças tenham experiências variadas com as diversas linguagens e reconheçam o mundo no qual estão inseridas. Assim, o diretor de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação da SEB, Lourival José Martins Filho, destacou que, “nesse processo, é preciso valorizar o lúdico, as brincadeiras e as culturas infantis, dimensões presentes na proposta, na resolução e na proposta formativa”. 

Como encaminhamento, os articuladores estaduais postarão, no Avamec Interativo, até o dia 20 de novembro, a relação dos estados e municípios que pretendem participar da Proposta Formativa da Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI).  

Fonte: Ministério da Educação

 

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )