Nesta segunda-feira, 20, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) irá realizar a “Feira Cultural dos Refugiados”, em frente ao Cine-Theatro Central, no Calçadão da Rua Halfeld, de 10h30 às 16h. Organizada pelo Comitê de Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Políticas para a População Migrante, Refugiada, Apátrida e Retornada, a ação é parte das comemorações do Dia Mundial do Refugiado. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade para a cultura dos migrantes e refugiados em Juiz de Fora, reforçando a sensação de pertencimento desta parcela da população na cidade.
Ao longo do dia, a feira contará com apresentações de dança, comidas típicas, artesanatos, rodas de conversa, distribuição de materiais educativos, entre outras atividades. Também participarão do evento representantes da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Centro de Convivência do Idoso, Casa São Francisco, Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Pastoral dos Migrantes, Associação Alemã, ImigraSomos, Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Nordeste, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Defensoria Pública da União (DPU).
Dia Mundial do Refugiado
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, através da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Segundo a ACNUR, hoje, existem cerca de 60 milhões de refugiados no mundo, em virtude de guerras, perseguições políticas e conflitos armados. A maioria deles são do Oriente Médio, África Oriental e Sudoeste Asiático, sendo, em grande parte, menores de 18 anos. Atualmente, o Brasil abriga mais de 8 mil refugiados de 81 nações diferentes.
Outras informações:
(32) 3690-7331 ou [email protected] - Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)
