A Escola Estadual Deniz Vale, localizada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vem se destacando por seus projetos educacionais inovadores. Recentemente, os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio participaram de um projeto interdisciplinar que simulou a colonização do planeta Marte, usando recursos advindos da Terra.
O projeto incorporou as disciplinas de Núcleo de Inovação Matemática, Biotecnologia e Física, com os professores ativamente envolvidos e abrangendo conteúdos previamente estudados pelos alunos.
Para realizar a terraformação de Marte, foram utilizados diversos recursos, incluindo uma tela interativa, notebooks, tabelas de pesquisa impressas, o jogo "Surviving Mars", o Jornal Lupa como referência bibliográfica e o filme "Perdido em Marte" (2015).
Durante o projeto, os estudantes exploraram áreas de pesquisa presentes no jogo, como robótica, biotecnologia, física, engenharias e aspectos sociais. Eles também realizaram estudos estatísticos sobre fenômenos como meteoros e tempestades de areia, além de pesquisar novas tecnologias em Marte que poderiam beneficiar a Terra.
Os jovens também usaram energias sustentáveis para a colonização de Marte, monitoraram investimentos e gastos em exploração espacial e investigaram tópicos relacionados à botânica.
Matheus Linhares, professor de Núcleo de Inovação Matemática, destacou que o projeto visava despertar a curiosidade dos alunos e possibilitar o acesso a conteúdos científicos por meio de mídias digitais. Ao final do projeto, uma avaliação foi realizada pelos professores para medir o desempenho e compreensão científica dos alunos.
Alunos como Thayane Cristina Silva Martiniano, Erick Willian Carvalho e Guilherme Silva Camba expressaram como a experiência enriqueceu sua aprendizagem, destacando o aspecto criativo, lógico e divertido do projeto, além de proporcionar uma experiência única e diferente do cotidiano escolar.
Matheus Linhares ressaltou a importância de variar as formas de ensino para estimular o interesse dos alunos e aproximá-los das disciplinas. Ele defende que as metodologias ativas e o trabalho interdisciplinar são essenciais nas escolas, enfatizando a valorização do conhecimento e a integração social. Segundo ele, o projeto vai além do ensino tradicional, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem.