A equipe GFTeam Juiz de Fora está realizando a campanha 'Jiu-jitsu pela Vida' com foco na doação de sangue para o Hemominas da cidade. A ação que começou no dia 14 e seguirá até o dia 31 deste mês, foi idealizada pela Fabiana Moreira, esposa de um dos alunos da equipe.
De acordo com o mestre Flávio Naval, a Fabiana ofereceu a ideia, pois ela é uma pessoa pró-ativa e com engajamento em ajudar o próximo: "Ela fez contato com o Hemominas e certificou o baixo estoque da unidade e passou para a nossa equipe a iniciativa de realizar a campanha voltada para alunos do jiu-jitsu", declarou.
O mestre Naval afirmou que é a primeira vez que a sua equipe realiza a campanha de doação de sangue, porém outras ações solidárias já foram realizadas, com destaque na campanha para ajudar pessoas portadoras de necessidades especiais. Para ele, a iniciativa tem sido prazerosa para todos os alunos.
Flávio ainda destaca que a campanha é voltada para estimular a doação por parte dos atletas, professores de jiu-jitsu, familiares, admiradores e praticantes de outras artes marciais. Ele ainda pondera a importância desta ação ser realizada neste período do ano: "O movimento tomou corpo, tanto que até pessoas de outras equipes estão entrando em contato com a gente e falando que vão doar. A equipe Aliance, coordenada pelo mestre Borrachinha, por exemplo, tem participado muito. O intuito é ajudar a suprir a necessidade momentânea do Hemominas, pois estamos no mês de dezembro e diante de uma pandemia. Então, pretendemos ajudar o estoque da unidade e despertar a vontade de fazer a diferença na vida de alguém", afirmou.
Ao todo, a equipe GFTeam é composta por 150 membros. Para o mestre Flávio Naval, o esporte pode ser um colaborador na inserção social e na saúde: "Temos que acreditar que o esporte é uma das ferramentas de inclusão social e praticando uma atividade esportiva e movimentando o corpo, a pessoa ajuda a combater o vírus, pois desta forma ela passa a ter uma vida mais saudável e uma capacidade cargo-respiratória melhor", ressaltou.
A equipe GFTeam realiza suas atividades em seu centro de treinamento de jiu-jitsu, que fica localizado na Rua Luiz Rocha, N° 671, bairro Eldorado. No local, há vários equipamentos para treinos e além do jiu-jitsu, o espaço ainda conta com aulas de karatê, judô e muay thain feminino. A equipe participa de diversas competições na modalidade, entre elas: CBJJ, IBJJ, etapas da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Olímpico e da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Internacional. Atletas da GFTeam conquistaram resultados expressivos em competições nos últimos anos, destaque para Nathália e Nícolas, competidores detentores de títulos mundiais, sul-americanos e panamericanos.
O público da equipe que quiser realizar a doação pode comparecer no Hemominas Juiz de Fora, de segunda-feira a sábado, de 7h às 12h, e basta falar que é da ação 'Jiu-jitsu pela Vida'. A unidade na cidade fica localizada na Rua Barão de Cataguases, S/N, bairro Santa Helena. Para todos os interessados em doar sangue, o agendamento deve ser realizado pelo site http://www.hemominas.mg.gov.br/#item-130, pelo telefone (32) 3257-3100 ou no aplicativo MGapp.
Segundo as recomendações de saúde, a pessoa que está com sintomas de gripe ou resfriado, como: tosse, febre, coriza e dor na garganta; não deve doar sangue agora. É necessário aguardar 30 dias após o término dos sintomas para canditar-se à doação.