Na tarde de quarta-feira, a Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), juntamente com o Onu-Habitat, promoveu uma palestra no anfiteatro da Pró-Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para apresentar o Projeto Territórios da Cidadania. O evento contou com a presença da prefeita Margarida Salomão e teve como objetivo divulgar o projeto desenvolvido em 141 microterritórios, destacando a parceria entre a PJF e o Onu-Habitat no desenvolvimento local.
A prefeita Margarida Salomão ressaltou a importância da compreensão social da comunidade para o sentido do território e enfatizou que o projeto tem orientado o planejamento e as políticas urbanas da cidade. Ela expressou o orgulho da parceria e manifestou a expectativa de alcançar resultados inspiradores e orgânicos na concepção de governo e cidade. A presença da prefeita no evento demonstra o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento territorial e social.
O secretário de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), Martvs das Chagas, destacou que o planejamento de gestão da PJF é embasado em dados consolidados. Ele incentivou a comunidade acadêmica da UFJF a conhecer o projeto, ressaltando que isso pode abrir oportunidades para os alunos trabalharem no sistema ONU, o que é inédito na cidade de Juiz de Fora.
O reitor da UFJF, Marcus David, enfatizou a importância da participação dos diretores da universidade no evento e reconheceu o valor do levantamento feito pela Prefeitura, que trouxe dados de territórios negligenciados nas políticas públicas. Ele afirmou que a universidade está aberta para contribuir com o município na transformação desses estudos em políticas públicas efetivas.
Durante a palestra, ministrada pela Oficial Nacional do Onu-Habitat, Rayne Ferretti Moraes, foram apresentadas as diversas áreas de atuação da ONU e explicado o projeto desenvolvido na cidade de Juiz de Fora. O programa Territórios da Cidadania analisou as condições de infraestrutura e características socioeconômicas dos microterritórios, incluindo assentamentos informais. Foram aplicados questionários para entender a realidade das famílias, abordando aspectos como saúde, educação, lazer, programas de transferência de renda e percepção do território. Além disso, foram realizados cursos de capacitação para técnicos e gestores da prefeitura, visando o uso dos dados coletados em políticas públicas.
O evento contou com a presença da vice-reitora, Girlene Alves da Silva, além de professores, servidores e alunos da UFJF, reforçando o engajamento da comunidade acadêmica na pauta do desenvolvimento territorial e social.
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp: Para ficar por dentro das principais notícias que movimentam nosso site, participe do nosso grupo no Whatsapp. Clique no link a seguir para ingressar: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw