Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 03 de Marco de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Entrega de Kits impulsiona a apicultura e gera empregos no Sul de Minas

Iniciativa da Secretaria de Agricultura beneficia 170 produtores rurais e fortalece a cadeia produtiva de mel na região

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
Entrega de Kits impulsiona a apicultura e gera empregos no Sul de Minas
Seapa / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Cerca de 170 agricultores familiares do Sul de Minas foram contemplados, nesta sexta-feira (15), com kits de apicultura entregues pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O investimento de quase R$ 600 mil, proveniente de emenda parlamentar, visa fortalecer o potencial apícola da região, gerando empregos e renda para aproximadamente 170 produtores rurais de 52 municípios.

O objetivo da ação é impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local, aproveitando o potencial de Minas Gerais para a apicultura, destacado pela presença de matas nativas e florestas plantadas. Além disso, a atividade contribui para a sustentabilidade, uma vez que as abelhas desempenham papel crucial na polinização.

Cada kit doado contém cinco colmeias completas, cinco suportes, 5 kg de cera, um fumigador, uma carretilha, um garfo desoperculador, um par de luvas, um par de botas, um macacão e um formão, totalizando um custo individual de R$ 3,5 mil.

Publicidade

Leia Também:

O agricultor Luiz Pedro de Castilho, de Alfenas, expressou seu entusiasmo com a iniciativa, planejando expandir sua produção. "A apicultura é uma atividade que vale a pena o Estado investir e só vem a agregar", afirmou, destacando a importância não apenas dos kits, mas também da oportunidade de estabelecer contatos com outros produtores.

Segundo o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Demicheli, a ação terá um impacto econômico e social significativo no Sul de Minas. A cadeia produtiva de mel no estado já é a terceira maior do país, com uma produção anual de 7,6 mil toneladas. A entrega dos kits representa mais um passo para o avanço da agricultura familiar em Minas Gerais.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) destaca que a agricultura familiar é responsável por 80% da produção mineira de mel e 70% de própolis. No ano passado, a Emater ofereceu assistência técnica em apicultura para 3,7 mil agricultores familiares e 240 pessoas nos perímetros urbanos.

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

Comentários:
Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )