Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Saúde

Dia Nacional do Diabetes: Cuidados com a alimentação durante os festejos juninos

Manter a tradição com saúde é possível, segundo especialista da UFJF

Júlia Paes
Por Júlia Paes
/ 77 acessos
Dia Nacional do Diabetes: Cuidados com a alimentação durante os festejos juninos
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Dia de São João (24/06), um dos santos católicos celebrados em junho, é sinônimo de devoção, fé e muita festa, repleta de comidas típicas que são verdadeiras tentações para muitos. Poucos dias depois, celebra-se o Dia Nacional do Diabetes (26/06), uma doença crônica caracterizada pelo alto índice de glicose no sangue e que pode levar a graves complicações de saúde. Para que todos possam desfrutar das festividades juninas sem comprometer a saúde, especialmente os diabéticos, é fundamental a conscientização sobre a doença e a adoção de práticas alimentares saudáveis.

Ana Vládia Bandeira Moreira, professora do Curso de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenadora do Projeto de Extensão Do Laboratório à Mesa, desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial do Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF), sob gestão da Ebserh, compartilha informações importantes sobre a prevenção do diabetes, cuidados alimentares e como aproveitar as festas juninas sem cometer excessos.

Prevenção e alimentação saudável

Leia Também:

Ana Vládia explica que a prevenção do diabetes tipo II pode ser alcançada através da adoção de bons hábitos de vida. "Uma rotina que inclua atividade física regular e uma alimentação saudável é fundamental. Isso significa priorizar alimentos in natura e minimamente processados. Um café da manhã com frutas e cereais integrais, como aveia, acompanhado de uma boa proteína, como ovos, queijo ou sardinha, é um ótimo começo. No almoço e jantar, opte por arroz, feijão, legumes e uma boa fonte de proteína. Para os lanches, frutas são sempre uma boa escolha", orienta.

Ela ressalta que alimentos ultraprocessados devem ser evitados. "Esses alimentos têm carboidratos de alta digestibilidade, o que faz com que a glicose chegue muito rápido ao sangue. Além disso, possuem muitos aditivos que prejudicam a saúde, especialmente a do intestino."

Acompanhamento nutricional para diabéticos

Para pessoas já diagnosticadas com diabetes, o acompanhamento nutricional é essencial. "Realizamos uma anamnese nutricional para coletar informações alimentares e antropométricas, além de exames bioquímicos de sangue. Com base nesses dados, elaboramos um planejamento alimentar personalizado", explica Ana Vládia. Ela destaca que práticas culinárias, oficinas e grupos operativos são estratégias eficazes para ajudar os pacientes a manterem uma alimentação saudável.

Aproveitando as festas juninas com moderação

Durante as festividades juninas, é possível aproveitar as delícias típicas de forma saudável. "Os ajustes culinários são simples e acessíveis. Sucos podem ser adoçados com suco de maçã, e os doces podem utilizar edulcorantes para fins culinários. É importante manter uma rotina alimentar equilibrada e consumir os doces e carboidratos de digestão rápida com moderação", aconselha Ana Vládia.

Sobre o Dia Nacional do Diabetes

Instituído pelo Ministério da Saúde, o Dia Nacional do Diabetes visa conscientizar a população sobre os fatores de risco, prevenção, diagnóstico, tratamento e complicações da doença. Segundo dados do Atlas do Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil tem atualmente cerca de 16,8 milhões de adultos com diabetes, e esse número pode chegar a 21,5 milhões até 2030.

Rede Ebserh e o HU-UFJF

O HU-UFJF faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais, apoiando suas atividades com uma gestão de excelência. Essas unidades atendem pacientes do SUS, apoiam a formação de profissionais de saúde e promovem pesquisas e inovação.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Júlia Paes

Publicado por:

Júlia Paes

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )