Aguarde, carregando...

Domingo, 25 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Saúde

Minas Gerais aprova diretrizes para câncer de próstata e AME

Novas diretrizes da SES-MG e Cosems-MG definem ações para o enfrentamento ao câncer de próstata e assistência integral à Atrofia Muscular Espinhal.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Minas Gerais aprova diretrizes para câncer de próstata e AME
RCWTV
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) realizaram, nesta quarta-feira (21/10), a 334ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (CIB-SUS/MG), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Em resumo:

  • Aprovadas diretrizes para o enfrentamento ao câncer de próstata no estado.
  • Novas regras incluem linha de cuidado para Atrofia Muscular Espinhal.
  • Plano para atenção a populações atingidas por desastres minerários foi aprovado.

O encontro teve como foco a deliberação de pautas estratégicas para a rede pública de saúde em todo o território mineiro, abrangendo desde o combate a doenças específicas até a assistência a populações vulneráveis e regiões impactadas por desastres.

Publicidade

Leia Também:

Enfrentamento ao câncer de próstata e novos exames

Entre as principais pautas discutidas e aprovadas esteve o conjunto de diretrizes para o componente de enfrentamento ao câncer de próstata, vinculado ao programa Cuidar na Hora Certa. A estratégia tem o objetivo de reduzir a morbimortalidade associada à enfermidade e organizar a linha de cuidado para o diagnóstico na rede pública estadual. O programa engloba promoção à saúde, detecção precoce, diagnóstico rápido e tratamento oportuno, viabilizando o início da terapia oncológica em até 60 dias.

Para 2025, a SES-MG estabeleceu que pacientes com alterações no exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) realizem ressonância magnética multiparamétrica da próstata antes da biópsia, medida que visa ampliar a precisão diagnóstica e diminuir a necessidade de procedimentos invasivos. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, pontuou que a saúde do homem integra as linhas prioritárias do planejamento estratégico da pasta, destacando a pactuação de novos valores para a realização de biópsias e a oferta de ressonância multiparamétrica.

Ações para Atrofia Muscular Espinhal e saúde de idosos

A reunião também marcou a aprovação das diretrizes da Linha de Cuidado da Atrofia Muscular Espinhal (AME) em Minas Gerais. A resolução visa fortalecer a Rede de Atenção por meio de cuidado integral que inclui diagnóstico precoce, triagem neonatal, tratamento oportuno, reabilitação, acompanhamento multiprofissional, suporte assistencial via Telessaúde e monitoramento contínuo. A AME é descrita como uma patologia rara, de origem genética e degenerativa contínua dos neurônios motores, figurando como causa relevante de óbitos na primeira infância.

Adicionalmente, foi apresentado o plano Operativo de Saúde da Pessoa Idosa, estruturado em eixos temáticos voltados ao envelhecimento ativo e saudável, atenção integral, prevenção de agravos e cuidado com condições crônicas. O presidente do Cosems-MG, Edivaldo Farias, enfatizou a parceria contínua com a Secretaria de Estado de Saúde para assegurar a capilaridade das políticas públicas nos municípios.

Saúde em regiões mineradoras e outras pactuações

O colegiado aprovou ainda o Plano Estadual para Atenção Integral à Saúde das Populações Atingidas por Desastres Minerários e Residentes em Regiões Mineradoras no âmbito do SUS-MG. O documento foi elaborado considerando os mais de 600 municípios mineiros impactados pela atividade minerária, com ênfase nas bacias dos rios Doce e Paraopeba, visando fortalecer a promoção, prevenção, vigilância e assistência.

Na mesma ocasião, foram oficializadas a habilitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulto (Tipo II) no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, em Montes Claros, a grade de referência para urgência em lesão medular, o regimento interno da Comissão Coordenadora Estadual do Projeto Mais Médicos para o Brasil, a reprogramação da Rede de Neurocirurgia de Alta Complexidade na PPI/MG e a regulamentação do Tratamento Fora do Domicílio.

*Com informações oficiais de Secretaria de Estado de Saúde de MG.

Mais notícias de Saúde no portal RCWTV.

FONTE/CRÉDITOS: Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de MG

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Redação RCWTV

Publicado por:

Redação RCWTV

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR