Quando os negócios vão bem e o empreendedor acredita que está preparado para oferecer seus produtos e serviços a novos públicos, a ideia de começar a exportar pode vir à mente. E engana-se quem pensa que esse plano só funciona para grandes companhias. De acordo com um levantamento do Sebrae, mais de 40% das empresas brasileiras exportadoras são de micro ou pequeno porte.
Mas, para aumentar as chances de ter sucesso ao dar esse passo tão importante, é preciso saber como exportar seus produtos. Com as informações certas, você pode garantir mais produtividade para a sua empresa, redução da carga tributária e, principalmente, uma boa diversificação de mercados.
Afinal, como isso é possível? O que é preciso fazer para começar a vender em outros países? Neste conteúdo, listamos alguns pontos que você deve observar se quiser preparar sua empresa para a exportação. Confira, a seguir:
Análise e planejamento
Mesmo que sua empresa esteja funcionando bem, é importante que você faça uma análise aprofundada de todas as áreas do seu negócio, com atenção especial àquelas relacionadas à fabricação de produtos, colaboradores e vendas. Assim, você conseguirá entender se a empresa vai dar conta desse novo passo no momento ou se ainda precisará de um pouco mais de tempo e investimentos.
Verifique a capacidade de exportação do seu negócio, consulte as barreiras tarifárias e não tarifárias e elabore um plano minucioso de internacionalização. Não se esqueça de avaliar se o preço de exportação do produto é competitivo e se, no final das contas, você conseguirá aplicar uma margem de lucro interessante.
Conhecimento de mercado
Você se sente seguro em fazer negócio com alguém de quem não sabe nada? Provavelmente não. Por isso, antes de começar a exportar seus produtos, conheça o país com o qual pretende lidar e investigue as relações comerciais dessa nação com o Brasil.
Também é importante que você conheça com mais profundidade o sistema tarifário e a estrutura tributária.
Demanda
Você já sabe que seu produto faz sucesso no Brasil, mas como será que ele é visto no exterior? Não deixe de pesquisar sobre a demanda em potencial do seu produto no país de destino e como está a concorrência por lá.
Além de ter boa qualidade, ele precisa atender às normas técnicas do outro país, e você também deve estudar sobre esse assunto.
A São Paulo Chamber of Commerce, braço de comércio exterior e relações internacionais da ACSP, tem profissionais que oferecem suporte a empreendedores que desejam começar a exportar com mais segurança.
Por meio de consultorias, workshops, organização de missões internacionais, rodadas de negócios e diversas outras atividades, você pode se capacitar para explorar o mercado internacional e ampliar conhecimentos específicos nas áreas fiscal, logística, tributária, aduaneira entre outras. Acesse a página da São Paulo Chamber of Commerce e confira as próximas programações e serviços disponíveis para você.
Fonte: Associação Comercial de São Paulo
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