Aguarde, carregando...

Sábado, 24 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Cultura e Entretenimento

3º Festival de Teatro Sala de Giz terá espetáculos, mostra, oficinas, aulas abertas, vivências e festa

Para as duas últimas atividades é necessário fazer inscrição, sendo os encontros de vivências gratuitos.

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
3º Festival de Teatro Sala de Giz terá espetáculos, mostra, oficinas, aulas abertas, vivências e festa
PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Dez espetáculos de companhias de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Campinas serão apresentados no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião – Centro, durante o 3º Festival Sala de Giz de Teatro, que acontece de 4 a 13 de novembro. O evento, organizado pela Cia. Sala de Giz, tem patrocínio do Programa Cultural Murilo Mendes (edição 2019), mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Os ingressos para conferir as peças teatrais podem ser adquiridos no Sympla.

Além das montagens, com opções para os públicos adulto e infantil, o festival terá quatro aulas abertas e gratuitas, uma festa com entrada franca, três oficinas e encontros para trocas de vivências. Para as duas últimas atividades é necessário fazer inscrição, sendo os encontros de vivências gratuitos.

“Estamos muito felizes de poder realizar um evento desse porte com artistas tão relevantes da cena brasileira de teatro. A Sala de Giz insere a cidade no circuito nacional e propõe uma rede com grandes nomes como Marcio Abreu, da Cia Brasileira de Teatro, Inês Peixoto e Eduardo Moreira, do grupo Galpão, e o Lume Teatro, entre outros artistas consagrados”, afirma Felipe Moratori, da Cia. Sala de Giz. Ele destaca que esta edição do evento tem como homenageado Toninho Dutra, que vai dar uma aula aberta e ter uma exposição no Teatro Paschoal.

Publicidade

Leia Também:

“A gente tem a possibilidade de, através do festival, reescrever e repensar narrativas sobre a nossa cidade, com a presença importantíssima do Dauá Puri, que nos convida a pensar sobre os povos originários que ocupavam nosso território. Também contamos com a Confraria do Impossível, que propõe uma vivência de resistência preta. Entendemos que a presença do povo negro foi de extrema importância na formação de Juiz de Fora, e, por isso, fazer diálogos com André Lemos, um diretor jovem, o primeiro negro a vencer oPrêmio Shell de Teatro é de profundo valor para nossa cena.”

Felipe acrescenta que a cultura ballroom da cidade também está presente na programação, com uma festa-espetáculo na sexta, 4. “Por fim, o evento é uma oportunidade única de mostrar o trabalho mais atual da Cia Sala de Giz, com duas diretoras muito relevantes da cena nacional. Apresentaremos um espetáculo dirigido pela carioca Tatiana Henrique, e uma mostra de processo de uma peça inédita com a diretora Rita Clemente, de Belo Horizonte.”
 

:: Programação | Espetáculos ::

* Dia 4 - Sexta-feira | 20h

“Descartes com Lentes” - Cia Brasileira de Teatro | Curitiba (PR)

 

* Dia 5 - Sábado | 19h

“Natureza Morta” – Rita Clemente | Belo Horizonte (MG)

 

* Dia 5 – Sábado | 21h30

“Terra sem Acalanto” - Cia Sala de Giz | Juiz de Fora (MG)

 

* Dia 7 | Segunda-feira | 20h

“Orfãs de dinheiro” – Inês Peixoto | Belo Horizonte (MG)

 

* Dia 9 – Quarta-feira | 20h

“Experimento 1 Masculino” – Cris Diniz | Belo Horizonte (MG)

 

* Dia 10 – Quinta-feira | 20h

“Ferinas Couraças” – Grupo Nun | Juiz de Fora (MG)

 

* Dia 11 – Sexta-feira | 19h

“Ventre Balogun” - Cia Sala de Giz | Juiz de Fora (MG)

 

* Dia 11 – Sexta-feira | 21h30

“Terra sem Acalanto” - Cia Sala de Giz | Juiz de Fora (MG)

 

* Dia 12 – Sábado | 14h

“Nuang – Caminhos da Liberdade” - Obalufônica – Rio de Janeiro (RJ)

 

* Dia 12 – Sábado | 21h

“Kintsugi – 100 sem memórias” - Lume Teatro – Campinas (SP)

 

* Dia 13 – Domingo | 20h

“Esperança na Revolta” Confraria do Impossível – Rio de Janeiro (RJ)

 

:: Programação | Aulas abertas ::

*Dia 6 | Domingo | 16h

Na sala com Toninho Dutra

Local: Sala de Giz

 

*Dia 6 | Domingo | 20h

Na sala com Rita Clemente | Mostra de processo “Rede Bruta”

Local: Teatro Paschoal Carlos Magno

 

* Dia 8 | Terça-feira | 20h

Na sala com Marcio Abreu | Masterclass dramaturgia

Local: Teatro Paschoal Carlos Magno

 

* Dia 12 | Sábado | 18h

Na sala com Tatiana Henrique

Local: Sala de Giz

 

:: Programação | Festa ::

Dia 4 - Sexta-feira | 21h

“Pop The Beat Ball” - The Kiki House of Império | Juiz de Fora (MG)

 

:: Programação | Oficinas ::

* Dramaturgia, com Marcio Abreu

Dias 5 e 6 - Sábado e domingo, das 14h às 18h

Dia 7 - Segunda, das 18h30 às 22h30

Local: Moinho Zona Norte

 

* Treinamento Técnico para Atuantes, com Jesser de Souza (Lume Teatro)

De 7 a 11 de novembro - Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h

Local: Teatro Paschoal Carlos Magno

 

* Espaço Corpo: Tecnologias Gráficas do Movimento, com Vinicius Francês

Dia 11 de novembro - Sexta-feira, das 19h às 21h

Dias 12 e 13 de novembro - Sábado e domingo, das 14h às 17h

Local: Diversão e Arte

 

:: Programação | Vivências ::

* Cultura e Território Ancestral, com Dauá Puri

6 de novembro - Domingo, das 9h às 12h

Local: Jardim Botânico da UFJF

 

* Vivência Teatral de Resistência Preta, com André Lemos e Reinaldo Júnior

12 e 13 - Sábado e domingo, das 14h às 17h

Local: Sala de Giz

 

A programação completa,incluindo eventos paralelos, sinopses e currículos dos artistas e grupos, pode ser conferida no Instagram @saladegiz.

FONTE/CRÉDITOS: PJF
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR