Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Geral

História da festa junina e sua influência na gastronomia .

Festa junina, cultura e tradição do Brasil.

Victor Costa
Por Victor Costa
/ 220 acessos
História da festa junina e sua influência na gastronomia .
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Origem das festas juninas

Os historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Para melhor entendermos isso, é preciso considerar que o solstício de verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho.

 

Publicidade

Leia Também:

As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.

 

Essa foi uma prática comum da Igreja Católica. Para facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos, fazia-se uma aculturação das festividades, adicionando-as ao calendário católico e acrescentando nelas elementos cristãos. Outra festa na qual essa prática se repetiu, por exemplo, foi a comemoração do Natal, que acontece todo mês de dezembro.

 

A cristianização da festa está diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24)e São Pedro (dia 29). Por fim, muitos elementos típicos das comemorações pagãs ganharam novo significado.

 

A chegada da festa junina ao Brasil

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições. Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

 

Inicialmente, a festa possuía uma forte tom religioso – conotação essa que se perdeu em parte, uma vez que é vista por muitos mais como uma festividade popular do que religiosa. Além disso, a evolução da festa junina no Brasil fez com que ela se associasse a símbolos típicos das zonas rurais.

 

O crescimento da festividade aconteceu sobretudo no Nordeste, região que atualmente possui as maiores festas. A maior festa junina do país acontece na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba. Em 2017, a estimativa do evento era receber aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

 

Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.

Como nosso país é imenso e rico em cultura e diversidade, a festa e as comidas típicas podem variar de acordo com a região e costumes locais, mas uma coisa é certa: o sabor e fartura está garantido em qualquer lugar do país! 

 

Comidas típicas de festa junina em cada região;

Região Norte :

Tacaca com tucupi: caldo com goma de mandioca, jambu e camarão; 

Maniçoba: feijoada feita com folhas moídas de mandioca e carnes da feijoada tradicional;  

Vatapá: feito com camarão, leite de coco, tomate, pão molhado e ervas; 

Bolo de macaxeira (mandioca)

 

Região Nordeste:

Mungunzá: é a canjica da região Sudeste, feito à base de milho, leite de coco e canela; 

Baião de Dois: arroz, feijão, linguiça e queijo coalho; 

Cuscuz: versão simples feita a base de flocos de milho, água e sal;

 

 Região Centro-Oeste :

Broa de Fubá 

Pamonha doce ou salgada 

Sopa Paraguaia: bolo salgado de milho; 

Empadão goiano

 

Região Sudeste :

Quentão: bebida feita com cachaça, gengibre, cravo e canela; 

Caldinhos: feijão, mandioca, verde; 

Cachorro-quente 

Pastel 

Bolinho caipira: feito à base de farinha de milho, pode ser recheado de carne, linguiça, frango;

 

Região Sul :

Arroz carreteiro: arroz com charque picado + vinagrete como acompanhamento; 

Pinhão: paçoca de pinhão e pinhão frito; 

Quentão de vinho com especiarias 

Churrasco gaúcho

 

 O que não pode faltar em nenhum arraiá 

Apesar das variações da festa junina Brasil afora, alguns pratos típicos marcam presença em qualquer evento. Para quem pensa em celebrar o São João em casa, mas não quer ter muito trabalho ou não possui certas habilidades na cozinha, aqui vão algumas dicas do que não pode faltar para o a sua festa ser completa. Dá pra montar um verdadeiro banquete e servir aos seus convidados boas opções de entrada, prato principal, sobremesa e até bebida tradicional, são sugestões simples que você pode fazer ou até mesmo comprar:  

 

Comidas de festa junina salgadas :

Pipoca 

Cachorro quente 

Cuscuz 

Caldinhos 

Milho verde cozido

 

Pratos de festa junina doces:

Bolos de milho, mandioca ou cenoura 

Paçoca 

Pé de moleque  

Arroz doce 

Doce de abóbora

 

Bebidas de Festa junina:

Chocolate Quente 

Suco de milho 

Quentão 

Vinho quente.

Agora que já conheceu um pouco sobre essa tradição, é só curtir o arraiá e degustar muita comida boa .

FONTE/CRÉDITOS: Victor Costa/ Senac/ arquivo pessoal.
Comentários:
Victor Costa

Publicado por:

Victor Costa

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )