Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 18 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Geral

Dá para começar outra vez

Todos nós temos um crítico interno que é despertado quando nos propomos a tentar algo novo

Mônica Reis
Por Mônica Reis
/ 136 acessos
Dá para começar outra vez
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Verdade, todos os dias você tem essa preciosa chance. Dá para começar outra vez, tentar novamente e se você não se cobrar tanto pelo que já não fez ou fez no passado você consegue dessa vez.

Todos nós temos um crítico interno que é despertado quando nos propomos a tentar algo novo ou quando vamos romper com hábitos e comportamentos que já não nos levam para lugar nenhum. Esse crítico sempre te lembra das vezes que você tentou algo novo e fracassou, quando você prometeu que nunca mais faria algo e logo depois, na primeira oportunidade estava ali fazendo. O problema é que quando as críticas e acusações vêm de fora dá para escapar. Você evita certos encontros, desvia o seu foco de atenção, com o tempo passa a não se incomodar mais.  Mas não dá para fugir de você mesmo.

Uma possível solução, você pensa, é deixar no passado as coisas que já se passaram. Essa é uma boa alternativa. Sabe, vivemos tanto o futuro e o passado que esquecemos de nos conectar com o único tempo que temos: o agora. Quando aprendemos a deixar no passado a pessoa que já fomos e abraçamos quem estamos nos tornando no momento presente as coisas ficam mais leves. Daí não importa se no passado você era aquele que fazia ou deixava de fazer um tanto de coisas. Mesmo que fossem coisas das quais você se orgulha. Hoje é um novo tempo. Você está se lapidando hoje. Esse pode ser o seu melhor momento.

Publicidade

Leia Também:

 Talvez o que você fez no seu passado te deixa envergonhado, culpado... Mas eu trago uma boa notícia: já passou! Você não precisa ficar preso nem se deixar rotular pelas coisas que já passaram em sua vida. Não. Você não é um bêbado, um viciado, um malandro, um traidor, um abandonado, um doente. Não aceite nenhum rótulo!

Você pode simplesmente aprender com os seus tropeços e seguir cuidando com as pedras no caminho para não tropeçar novamente. Olhe primeiro para dentro, para você, depois para a estrada da sua vida. Como já disseram: é caminhando que se aprende a caminhar. Você vai construindo e conquistando o que tanto deseja no caminho, mas não pare de caminhar.

Foque no que você quer ver crescer em você. Tire os olhos dos problemas e dos defeitos, comece a enxergar as suas qualidades e se valorize. O que for necessário melhorar, vai sendo aperfeiçoado no caminho.

Além de olhar para dentro de nós mesmos, e deixar o passado no lugar dele temos uma outra alternativa para lidar com o nosso crítico interno: aprender a exercitar a autocompaixão. Você já parou para pensar no quanto somos compassivos com quem amamos? Temos uma tendência quase que natural a estender afeto a quem amamos quando essa pessoa comete um erro e está sofrendo por causa disso. Mas por qual motivo não conseguimos fazer o mesmo por nós mesmos? Por que esperamos nunca cometer nenhum erro? Por que não conseguimos nos perdoar pelas nossas atitudes e escolhas das quais nos arrependemos?

Aprender a abraçar a nossa humanidade, as nossas limitações, acolher quem realmente somos e não quem gostaríamos de ser é um ato de libertação. Celebrar as nossas qualidades, mas também aquilo que em nós precisa ser melhorado é uma transgressão numa sociedade que cultua e valoriza apenas o perfeito. Afinal, se somos honestos vamos perceber que todos nós humanos, temos defeitos. Não há perfeição em nossa humanidade.

Quando encaramos essas verdades entendemos que podemos em qualquer tempo fazer novas escolhas e mudar o rumo da nossa história. Sim, podemos recomeçar. Recomeços são importantes. Geralmente eles carregam esperança e ânimo para continuar. Recomeçar não significa abandonar tudo e fazer algo do zero. Recomeçar pode significar também continuar a nossa jornada apenas com o que realmente importa e com quem realmente importa. Recomeçar significa deixar o passado no lugar dele e fazer a vida valer a pena. Recomeçar pode significar criar uma vida que vale a pena ser vivida. Você está pronto para recomeçar?

Autora:

Mônica Reis é esposa e mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis

Comentários:
Mônica Reis

Publicado por:

Mônica Reis

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )