Fotografia do Blog Mauricio Resgatando o Passado a Historia de Juiz de Fora
http://mauricioresgatandoopassado.blogspot.com/
Bairro São Mateus
Igreja Antiga
Após a construção de um cruzeiro, a fim de testemunhar a fé dos habitantes da Rua São Mateus; junto a ele foi construído uma capela, graças aos fieis desta comunidade. Aos poucos foi surgindo a igrejinha, em forma de capela, com uma “sala” com aspecto de igreja, porém sem torres, em estilo rústico, de chão bruto. A imagem do santo padroeiro, São Mateus, foi doada à igreja pelo Dr. Francisco Valadares, a qual sendo benta no dia 01 de maio do ano de 1913.
No entorno da igreja foi construído um jardim a pedido do Sr. Dr. Oscar Vidal. Posteriormente, a capela ganhou uma torre, porém continuou pequena e tinha um único altar que era de madeira.
Nele já estava a imagem de Nossa Senhora das Graças. O antigo morador da cidade, Augusto Pena, ao ver sua filha, Cristina Pena, prestes a ser arrastada pela água, no apogeu de sua aflição, ao ver o que estava acontecendo fez uma promessa a Maria. Como forma de agradecimento e forma de pagamento desta graça recebida, presenteou a igreja com a imagem de Maria intitulada de Nossa Senhora das Graças com uma coroa de 12 estrelas.
“Foram Capelães dessa igrejinha, sucessivamente os Revmo. Padre Paulo Gruber, Paulo Freyman que fez a referida igrejinha, Bernardo Pipper em 1913, Aloysio Hans, Artur Hoyer, Frederico Winken, Pe. Nicolau Simon e Conrado Knies que terminou a referida Capela.” (Revista das Bodas de Prata da Paróquia São Mateus , 1952.
Fonte: paroquiasaomateusjf
Acervo Mauricio Lima Corrêa