O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, oficializou na manhã desta quinta-feira (26/03) a transferência simbólica da capital do estado para Uberlândia. A solenidade, que contou com a presença de autoridades e da população local, marca o início de um cronograma que percorrerá outras 19 cidades mineiras até o mês de junho. A maior cidade do Triângulo Mineiro exercerá a função de sede do Executivo até o próximo sábado (28/03).
A medida faz parte do programa Governo Presente, estratégia que busca descentralizar a administração pública e aproximar o gabinete estadual das demandas regionais. Segundo o Governo de Minas, a escolha de Uberlândia para abrir o ciclo de transferências deve-se à relevância econômica e demográfica do município, atualmente a segunda maior cidade do estado.
Articulação Regional e Políticas Públicas
Além do ato simbólico, a permanência da estrutura governamental no interior tem como objetivo facilitar o diálogo federativo e a escuta direta das necessidades dos moradores do Triângulo Norte. O Executivo estadual reforçou que a iniciativa visa valorizar as identidades locais e fortalecer a construção de políticas públicas que respeitem as especificidades de cada território mineiro.
O cronograma de itinerância seguirá nos próximos meses, consolidando a presença do Estado em municípios estratégicos para o desenvolvimento regional, promovendo o que a gestão classifica como fortalecimento do interior e ampliação da participação cidadã nos processos decisórios.
Acesse rcwtv.com.br e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se