O turismo em Minas Gerais vive um período de expansão significativa, destacando-se como líder nacional no crescimento da atividade turística. Em julho de 2024, o estado alcançou sua maior taxa de movimentação hoteleira do ano, atingindo 77,82%, um aumento notável de 32,46% em relação ao mês anterior, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais ( ABIH-MG).
Este crescimento vigoroso também se reflete no mercado de trabalho, com a criação de quase 4 mil empregos formais na economia criativa durante o mês de julho. Apenas no setor de turismo, foram registradas 2.298 novas admissões, representando um aumento de 11,26% em comparação a junho. No total, os setores do turismo e da cultura empregam atualmente 808.178 pessoas em Minas Gerais, de acordo com dados do Novo Caged do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O secretário do Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ressalta a importância desse crescimento: "O turista que vem para Minas se sente acolhido pela terra, quer desfrutar de toda pujança cultural, da cozinha mineira, da nossa natureza, e isso se reverte em desenvolvimento econômico, emprego e renda para os mineiros".
Leia Também:
Além do aumento na movimentação hoteleira, o mês de julho registrou um aumento significativo no fluxo de passageiros, com 712.632 pessoas passando pelo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte (crescimento de 28% em relação a junho) e 1.087.434 viajantes no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte Horizonte, em Confins (aumento de 13%).
Os esforços do governo estadual em fortalecer o setor também são evidentes com o lançamento do programa Cria.Forma. Este programa oferece um total de 42.986 vagas em cursos de capacitação profissionalizante nas áreas de turismo e cultura, qualificando ainda mais o mercado de trabalho e gerando a economia da criatividade em Minas Gerais.
Em termos de investimento, o Governo de Minas destinou mais de R$ 59 milhões para o turismo em 2024, um aumento significativo em comparação aos anos anteriores. Esse investimento inclui repasses pelo programa ICMS Turismo, que totalizaram R$ 45,5 milhões de janeiro a julho, representando um aumento de 468,26% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com números tão positivos e um compromisso claro com o desenvolvimento sustentável do turismo, Minas Gerais continua a se destacar como um destino de escolha, não apenas pela sua rica cultura e belezas naturais, mas também como um gerador crucial de emprego e renda para os mineiros .
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.