Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Política

​SEGURANÇA ALIMENTAR: DEPUTADA ANA PIMENTEL (PT) INDICA  AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

A indicação é uma proposição legislativa prevista no art. 113, I, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados

Redação
Por Redação
​SEGURANÇA ALIMENTAR: DEPUTADA ANA PIMENTEL (PT) INDICA  AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Deputada Federal Ana Pimentel fez uma indicação ao governo federal para que a rede pública de saúde seja incluída no relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No mesmo documento, a parlamentar pede a criação de um Programa Nacional de Alimentação Hospitalar com a garantia de compra mínima de 30% de produtos oriundos da agricultura familiar.

 

Na mesma linha do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de programas como o Comida Boa, do município de Juiz de Fora, a proposta é que governo federal crie o Programa Nacional de Alimentação Hospitalar com a garantia de compra mínima de 30% da agricultura familiar. “Isso certamente representará comida saudável e de muita qualidade para todos os usuários do SUS e, ao mesmo tempo, fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura familiar” explica a Deputada.

Publicidade

Leia Também:

 

No dia 28 de fevereiro, o presidente Lula reinstalou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar. Este foi o primeiro passo para a retomada das políticas de segurança alimentar, dentre elas o Programa de Aquisição de Alimentos. O PAA foi criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, que garantiu a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Posteriormente, o Decreto 9.214/2017 incluiu a rede pública de saúde.

 

O governo anterior, além de esvaziar os recursos, alterou o nome do PAA para Alimenta Brasil em um esforço complementar de descaracterização do programa. A previsão é que o governo Lula relance, em breve, o PAA. De acordo com a Deputada, “o governo Lula está remontando as políticas de segurança alimentar que foram esvaziadas no governo Bolsonaro. Lamentavelmente, o governo anterior praticamente zerou os recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos. Nesse contexto tão importante, propus ao governo federal que reconheça a rede pública de saúde como parte do esforço de combate à fome e fortalecimento da agricultura familiar”.

 

O QUE É A INDICAÇÃO?

 

A indicação é uma proposição legislativa prevista no art. 113, I, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Ela é utilizada para sugerir a outro Poder a adoção de providência, a realização de ato administrativo ou de gestão, ou o envio de projeto sobre a matéria de sua iniciativa exclusiva.

 

ANA PIMENTEL

 

Ana Pimentel é Deputada Federal pelo PT-MG. É médica defensora do SUS, docente no Departamento de Medicina da UFSJ e pesquisadora da saúde coletiva. De 2021 a 2022, foi Secretária de Saúde de Margarida Salomão, prefeita de Juiz de Fora. Possui mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (2018). Foi fundadora do Coletivo Feminista Maria Maria, de Juiz de Fora - MG.

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )