google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
rcwtv
rcwtv

Região

Rodoanel Metropolitano contará com tecnologia de ponta para monitorar tráfego e garantir segurança aos usuários

Rodovia permitirá a redução de cerca de mil acidentes por ano na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Rodoanel Metropolitano contará com tecnologia de ponta para monitorar tráfego e garantir segurança aos usuários
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

 

Sistemas com dispositivos de rastreamento, softwares de gerenciamento de frotas, detectores eletrônicos de velocidade, redes de comunicação, sensores e pedagiamento free flow. A tecnologia embarcada prevista para o Rodoanel Metropolitano demonstra o quão moderna e inovadora a rodovia será. O projeto, que está em fase de licenciamento ambiental e será um divisor de águas para a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), terá potencial de reduzir cerca de mil acidentes por ano e usará a tecnologia como uma grande aliada. Uma das grandes inovações previstas com a construção da nova via é a modalidade de cobrança de pedágio em free flow, sem as praças físicas e com o fluxo de veículos livre, permitindo trajetos mais ágeis, sem paradas ou diminuição de velocidade. Rodoanel proporciona benefícios diretos para os mineiros, como a diluição do tráfego da RMBH, redução do tempo de viagem entre 30 e 50 minutos – tanto para mobilidade urbana quanto para transporte de cargas – e diminuição do fluxo de aproximadamente 5 mil caminhões na área urbana da capital. “Esse sistema já é utilizado em vários países como Estados Unidos, China e Chile, garantindo uma cobrança mais justa e igualitária para todos que utilizam a malha rodoviária, uma vez que os usuários só pagam pela quilometragem percorrida. A cobrança é automática e será realizada por meios eletrônicos de pagamento, como por exemplo as tags”, detalha o subsecretário Transportes e Mobilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Aaron Duarte Dalla. No lugar de praças de pedágio haverá portais com sensores e câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) instalados ao longo da via. O sistema vai identificar os eixos dos veículos, emitindo a respectiva cobrança de acordo com a placa dos veículos. O porta-voz da concessionária Rodoanel B.H. S.A., Nicolau Maranini, explica que os usuários poderão cumprir todo trajeto com tranquilidade e fluidez. “Teremos pórticos que estarão instalados nas entradas e saídas da rodovia que terão um sistema de monitoramento de câmeras e vão permitir que o usuário pague apenas pelo trecho percorrido”, detalha.

Leia Também:

Com traçado moderno, seguro e tecnologia de ponta, o Rodoanel vai retirar aproximadamente 5 mil veículos pesados do fluxo no perímetro urbano da capital mineira e será concebido como uma rodovia “Classe 0”. De acordo com o Manual de Implantação de Rodovia, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), essas rodovias “possuem o mais elevado padrão técnico, com total controle de acesso, e devem ter, no mínimo, pista dupla. Esta classe é adotada quando a função for a de atender à demanda do tráfego de passagem por uma região”. Dessa forma, o contorno de Belo Horizonte deve ficar de 30 a 50 minutos mais rápido. Além disso, “a concepção de engenharia prevê curvas e rampas mais seguras e suaves. Os padrões de segurança também são elevados com a instalação de canteiros, barreiras e defensas metálicas, além de uma sinalização vertical e horizontal”, explica o porta-voz da concessionária, Nicolau Maranini.

Wilson Soares é caminhoneiro há 40 anos e percorre, em média, mil quilômetros a cada semana. Para seguir viagem, ele utiliza frequentemente o Anel Rodoviário e resume qual a sua impressão sobre trafegar naquela via. “Uma soma de grandes congestionamentos e muitos acidentes”, diz.Para Wilson, a construção do Rodoanel mudará a realidade de Minas. “É a grande obra dos mineiros e para todas as pessoas que passam por Belo Horizonte. O projeto é bastante sofisticado e vai melhorar o escoamento da produção mineira”.A projeção é que, com a construção do Rodoanel, o PIB mineiro cresça de 7% a 13% e a produção entre 0,8% e 1,3% nos próximos dez anos. Além das boas perspectivas econômicas, estima-se que a construção da nova via gere até 15 mil empregos diretos e indiretos, além do desenvolvimento das cidades próximas ao Rodoanel.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano