O programa Alô, Minas!, sob coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), acaba de inaugurar uma nova fase de seu projeto ao ativar antenas de telefonia e sinal 4G em 20 distritos e localidades de Minas Gerais. Com esse avanço, aproximadamente 14,3 mil residentes passam a contar com serviços de comunicação e internet de qualidade. Além disso, o programa alcança um total de 70 antenas em operação em todo o estado.
As instalações são fruto de uma parceria com as operadoras de telefonia Tim e Vivo. Com os acordos estabelecidos entre o Estado, municípios e operadoras, o programa está atualmente em processo de expansão para outros 87 distritos e localidades, com a meta de proporcionar benefícios a mais de 110 mil residentes até fevereiro de 2024.
"O objetivo do Governo de Minas é proporcionar contínuas melhorias para as comunidades. A conectividade desempenha um papel crucial na promoção de uma ampla gama de oportunidades para os cidadãos, abrangendo áreas como comunicação, negócios, educação e acesso a serviços públicos digitais", destacou Alber Duque, gestor técnico do Alô, Minas!.
As 20 novas antenas foram instaladas nas seguintes localidades:
- Acode a Chuva, em Novo Cruzeiro;
- Canabrava, em Curvelo;
- Comunidade Santa Cruz dos Godinhos, em Ervália.
- Palmeirinha, em Pedras de Maria da Cruz;
- Povoado de Baixa Quente, em Araçuaí;
- Povoado de São Gonçalo, em Espera Feliz;
- São João Marques, na Chapada do Norte;
- São José, em Esmeraldas;
- Serraria, em Periquito;
Além dessas localidades, os seguintes distritos também foram contemplados:
- Andiroba, em Esmeraldas;
- Humaitá de Minas, em Juiz de Fora;
- Morro Vermelho, em Caeté;
- Palmeiras de Capela Nova, em Capela Nova;
- Rancho Novo, em Caeté;
- Santa Bárbara de Miradouro, em Miradouro;
- Santa Cruz do Monte Alverne, em Miradouro;
- Santo Antônio do Alto Rio Grande, em Bocaina de Minas;
- São Luiz Gonzaga, em Jacutinga;
- São Sebastião das Lajes, em Belo Vale;
- Vila São José, em Campo Azul.
O "Alô, Minas!" é parte do projeto estratégico Minas Atende, lançado em 2020, com o propósito de levar o sinal 4G a diversas localidades e distritos do interior de Minas que ainda não contavam com essa tecnologia. A iniciativa tem o objetivo de encurtar distâncias, aumentar o potencial de geração de renda e facilitar a comunicação ágil dos cidadãos.
As prefeituras dos municípios beneficiados pelo "Alô, Minas!" têm responsabilidades que incluem disponibilizar terrenos para a construção e instalação de torres de telefonia por um período de 20 anos, em conformidade com os requisitos técnicos para a cobertura do sinal. Também devem providenciar acesso às torres, bem como agilizar os processos necessários, como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos municipais pertinentes.
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.