RCWTV - Notícias de Juiz de Fora e Região

Segunda-feira, 23 de Junho de 2025

Juiz de Fora

Procon de Juiz de Fora recomenda à Cemig revisão de políticas de negociação de dívidas

Reclamações de consumidores indicam problemas em parcelamento de dívidas e acesso ao serviço de energia elétrica; empresa é uma das mais reclamadas desde setembro de 2023

Fernando de Assis
Por Fernando de Assis
Procon de Juiz de Fora recomenda à Cemig revisão de políticas de negociação de dívidas
PJF / Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora emitiu uma recomendação à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para revisar suas políticas de negociação e parcelamento de dívidas, após um número significativo de reclamações. Entre dezembro de 2022 e outubro de 2024, o Observatório das Relações de Consumo registrou 1.195 queixas contra a empresa, que figura entre as três mais reclamadas mensalmente desde setembro de 2023.

Uma das principais críticas apontadas pelos consumidores está relacionada à renegociação de dívidas, especialmente com relação a condições que dificultam o parcelamento acessível. Dados do Procon mostram que 99,08% dos consumidores tentaram resolver suas pendências diretamente com a Cemig antes de recorrer ao órgão de defesa do consumidor, o que evidencia a baixa resolutividade por parte da empresa.

Com base nas queixas e análises, o Procon constatou que a forma de a Cemig tratar a inadimplência está impactando diretamente o acesso dos consumidores ao serviço essencial de energia elétrica. Entre as principais diretrizes apontadas pela recomendação estão a limitação do comprometimento mensal da renda do devedor a até 20%, incluindo tanto o custo com o serviço quanto a quitação das dívidas, além da não exigência de entrada superior a esse limite. O Procon também sugeriu a criação de um canal de comunicação direto e de fácil acesso para mediação de conflitos, além de uma equipe especializada e treinada para resolver esses problemas.

Publicidade

Leia Também:

O Procon orienta ainda que os consumidores que enfrentam dificuldades no atendimento ou na resolução de questões relacionadas ao fornecimento de serviços ou à negociação de dívidas possam acionar o órgão por meio dos números 3690-7610 e 3690-7611, ou ainda se dirigir à sede da agência, localizada na Avenida Itamar Franco, 992, no Centro de Juiz de Fora. Além disso, também é possível fazer a solicitação pelo Prefeitura Ágil.

Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

 
 

 

FONTE/CRÉDITOS: PJF
Fernando de Assis

Publicado por:

Fernando de Assis

Estudante de Jornalismo

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )