Segundo a história, em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil às margens do rio Ipiranga. A partir deste momento o Brasil passou de uma colônia de Portugal para uma monarquia com Dom Pedro I como imperador. Monumentos, parques e até palácios exalam história como figuras importantes na trajetória deste país, esses lugares que hoje são pontos turísticos junto a museus nos lembram e transmitem o passado para as novas gerações.
A história conta que em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil às margens do riacho do Ipiranga. Antes uma colônia de Portugal, as terras brasileiras passaram a ser uma monarquia, com o próprio Dom Pedro I como imperador. Palácios, monumentos e parques em São Paulo e no Rio de Janeiro também entraram para a história como personagens importantes na trajetória da independência do país.
A seguir você terá uma lista de alguns locais que ajudam a relembrar e construir a história da Independência do nosso país:
Parque da Independência, em São Paulo
O parque foi inaugurado em 7 de setembro de 1989 nas margens do riacho do Ipiranga, local do Grito da Independência dado por Dom Pedro I em 1822. Rodeado por belos jardins, o lugar a céu aberto de mais de 160 mil metros quadrados abriga lugares como o Museu do Ipiranga e o Monumento da Independência. Aberto para o público em geral, ele é equipado com praça, bosque, playground, chafariz com fonte e cascata.
Museu do Ipiranga, em São Paulo
O Museus Paulista da Universidade de São Paulo, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, é um dos mais importantes do país, sendo uma instituição cultural, científica e educacional que abriga mais de 450 mil itens. Com um acervo que remonta desde o século XVII, o museu foi aberto em 7 de setembro de 1985 como um monumento comemorativo da Independência.
Infelizmente o museu está fechado desde 2013 devido a obras e tem previsão de reabertura em 2022, enquanto permanece fechado há um passeio virtual pelas dependências do museu.
Monumento à Independência, em São Paulo
Uma escultura de granito e bronze foi inaugurada no bairro do Ipiranga na comemoração do centenário da Independência em 7 de setembro de 1922. Foi feita pelo italiano Ettore Ximenes em frente a um dos trechos do riacho do Ipiranga. Ao redor do monumento há representações de episódios e personalidades vinculados ao processo de independência, a exemplo da inconfidência Mineira e as figuras de José Bonifácio de Andrada e Silva e Hipólito da Costa. Dentro do monumento há uma cripta imperial onde foram depositados os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas esposa Maria Leopoldina e Amélia Beauharnais. Há ainda na parte frontal do monumento uma pira que simboliza o amor a Pátria.