O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), é realizado desde 2019 e chega à 9ª edição, desta vez na cidade de São Paulo. O evento reunirá os gestores públicos dos sete estados das regiões Sul e Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A proposta é fortalecer a cooperação entre os governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais a favor do desenvolvimento regional e nacional.
O Cosud contará com governadores, vices e secretários de Estado para debaterem ações de fortalecimento entre as unidades federativas envolvidas, abordando políticas públicas de interesse comum. “Este é um espaço em que conseguimos compartilhar práticas e experiências, agregar esforços em diversas áreas e trabalhar em conjunto para que todos os estados possam se beneficiar desse diálogo”, aponta o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Programação
Nesta 9ª edição, o tema principal será Meio Ambiente e Segurança Pública, e os dois painéis contarão também com a participação dos governadores. Haverá, ainda, diversas atividades culturais.
Encerramento
Criado em março de 2019, o Cosud busca fortalecer a cooperação entre os estados envolvidos, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.
Os sete estados possuem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros, e são responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No último dia, assim como nas demais edições, será feita a leitura da Carta de São Paulo (que recebe o nome do estado sede), documento que vai elencar as principais discussões dos grupos de trabalho e os encaminhamentos para as próximas ações do grupo.
Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!
Acesse o nosso site
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw
Curta e siga nossas redes sociais!