No Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), os meses de março a maio de 2023 e 2024 registraram uma média mensal de 534 internações pediátricas, aumento de 40% em relação a outros períodos. A média do pronto atendimento também cresce: 4.721 atendimentos mensais considerando o mesmo período, alta de 47%.
A pneumologista pediatra do HIJPII Chalene Mezêncio explica que a sazonalidade das doenças respiratórias está ligada a uma combinação de fatores. "Ambientes fechados, menor ventilação e maior circulação de vírus típicos dessa época facilitam a transmissão. Crianças em creches ou em contato com irmãos mais velhos, que trazem vírus da escola, ficam mais vulneráveis a infecção", afirma.
Os bebês são os que geram mais preocupação. A bronquiolite, inflamação dos bronquíolos causada principalmente pelo vírus das infecções sinciciais (VSR), liderada pelas internações graves, inclusive em UTIs. “Os menores de um ano são nosso maior foco de atenção. O mesmo vírus que causa um resfriado simples em uma criança maior pode levar um bebê à terapia intensiva”, destaca a médica.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.