Em uma ação realizada pela equipe de Policiamento de Meio Ambiente, juntamente com o Destacamento Policial de Desterro de Entre Rios, no dia 5 de março, foram encontrados 15 galos sendo utilizados em rinha, além de dois cães em situação de maus-tratos e um pássaro silvestre mantido em cativeiro. O caso ocorreu após denúncia referente à prática ilegal de rinha de galos e posse ilegal de arma de fogo.
Os policiais se deslocaram até as coordenadas, onde localizaram os galos em péssimas condições de alojamento, sem alimentação adequada e com lesões provenientes de combates. Além disso, foi encontrada uma estrutura usada para rinha, próxima à área de cativeiro dos animais.
Durante a vistoria na propriedade, também foram encontrados dois cães, um de grande porte e outro de porte médio, em condições semelhantes de abandono e maus-tratos. Um pássaro da fauna silvestre foi resgatado em cativeiro ilegal, e ainda duas armadilhas para captura de animais silvestres foram apreendidas.
Apesar das buscas realizadas, o responsável pela situação, identificado como João Romário de Oliveira, não foi localizado. No entanto, todos os animais foram apreendidos e encaminhados para os devidos cuidados: os galos foram levados para um projeto de reintrodução em Formiga/MG, os cães para uma ONG de proteção animal em Congonhas/MG, e o pássaro silvestre foi solto após avaliação veterinária.
Além disso, foi elaborado um auto de infração contra o autor, com base em diversos artigos do Decreto Estadual que regulamenta a proteção de animais e combate ao tráfico de fauna.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.